Achocolatado e chocolate pode?

1 a 10 anos. Pode oferecer achocolatado às crianças? Tire todas suas dúvidas sobre o assunto com a nutricionista Cláudia do Cardápio do Bebê.

Alimentação
31 de julho de 2013

Seu filho já não é mais um bebê. Ele já come de tudo ou quase tudo, mas as perguntas sobre novos alimentos começam a surgir. O que é saudável oferecer e em qual quantidadeUma das perguntas que mais incomodam as mães está relacionada ao consumo de chocolates em geral e mais especificamente ao achocolatado em pó oferecido junto ao leite.

O ideal é que a criança só experimente chocolate a partir de 1 ano e em pequenas quantidades, no máximo 25g ao dia.

Achocolatado - www.sxc.hu/

Imagem: sxc.hu

A maioria, dos consumidores de achocolatados  são crianças. Por isso, é preciso que os pais estejam atentos.  Segundo um artigo publicado pela Revista Proteste, após uma análise química verificou-se que os achocolatados em pó contêm grande quantidade de açúcar. A adição de açúcar chega a ser dez vezes maior do que a de cacau. Se uma criança tomar três copos de achocolatado por dia, seu consumo ultrapassará a quantidade de açúcar que deve ser ingerida diariamente. Todos sabemos que o excesso de açúcar pode provocar problemas como obesidade e cáries.

No teste comparativo, constatou-se também que o teor de cacau é maior nos achocolatados líquidos do que nos  achocolatados em pó. Lembramos que além das altas quantidades de  o chocolate tem altos teor de gordura e também cafeína e teobromina, que são substâncias estimulantes e com poder viciante.

É preciso ficar de olho ainda em possíveis reações, já que as crianças podem ser alérgicas a algum dos ingredientes da fórmula, como leite, amendoim ou castanhas. Na dúvida, dê um pedacinho inicial junto com alimentos que já fazem parte da dieta dos seus filhos, assim será mais fácil monitorar e identificar a origem daquilo que pode ter provocado alguma reação.  Por ser gorduroso, o chocolate pode provocar diarreia se consumido em excesso.

Dicas para oferecer chocolate sem medo ao seu filho

–  Não deixe grande quantidade de chocolate à mão da criança.

– Dar no máximo o equivalente a 1 colher (de sopa) por dia de achocolatado, para crianças acima de 1 ano.

– Dê preferência aos chocolates amargos. Eles são mais calóricos, porém têm menor quantidade de açúcar e leite, sendo considerados mais saudáveis.

– Não ofereça antes das refeições principais. O chocolate é um alimento bem calórico e pode prejudicar o apetite da criança.

O lado bom e bem conhecido de todos nós é que chocolates provocam uma sensação gostosa de bem-estar, devido à liberação de endorfinas e serotonina; além disso, eles contêm antioxidantes (que ajudam a diminuir o risco de certas doenças), vitaminas e vários minerais (como magnésio, cobre, zinco, potássio, manganês). Com cautela, podemos oferecer o achocolatado.

Resumindo, você não precisa ser radical. A partir de 1 ano, pode dar chocolate para seu filho experimentar, mas em quantidades pequenas.

 

posts relacionados

6 Comments

  • oi!, Bem legal esse texto! Eu tenho dois meninos, de 10 e 8 anos, e eu consegui segurar o doce e o chocolate até eles terem 5 e 3 anos ( o segundo sempre é iniciado antes em tudo rs). Mesmo as lembrancinhas de festas, dava tempo de tirar todos os doces e os esconder, eles se aguentavam até chegar em casa para abrí-las. Mas com a idade, descobriram os doces, daí não deu mais pra segurar, mas tudo sem ‘stress’.

  • Minha filha tem 7 meses ela pode tomar leite com tody.

    • Irapuan, nessa idade é melhor não dar Tody. Se quiser misturar alguma coisa no leite, tente cacau. Isso por causa da quantidade de açúcar. Quanto menos açúcar ela comer nessa fase, muito melhor.

      Felicidades,
      Grace

  • Bom dia..
    Gostaria de saber qual achocolatado mais indicador p criança de 2 anos e quantas vezes ao dia eu poderia dar Grata??

  • Sim

  • Olá, gostei muito dessas dicas. Mas gostaria de saber se posso dar nescau para o meu filho de 1 ano. Sou muito crítica com chocolates, porém todos recomendam que eu dê e gostaria de saber de um profissional. Você pode me ajudar, por favor?!!!! Obrigada