Alimentação infantil durante as férias de verão

Finalmente o verão chegou com tudo. E você Mãezíssima, está preparada para as altas temperaturas desta época?

Alimentação infantil durante as férias de verão
Alimentação
6 de janeiro de 2014

Sabe como cuidar da alimentação dos pequenos durante as férias de verão? Nesta época é preciso cuidar muito da hidratação das crianças. Eles perdem muito líquidos na transpiração, principalmente se estiverem brincando. Para manter a hidratação em dia veja as dicas:

Gelos com frutas na agua

Gelo com frutas na água.

1 – Não espere a criança pedir água, pois isso já é um sinal de que a criança está perdendo mais líquidos do que repondo. Para saber a média de água que e deve ingerir calcule 35ml para cada Kg de peso. Exemplo: Se a criança tem 15 Kg ela deve ingerir aproximadamente 525 ml de água.

2 – Ofereça água fresca (nem gelada, nem ambiente) regularmente. Aproveite para se hidratar também, as crianças seguem o exemplo dos pais.

3 – Utilize copos e canudos coloridos, águas saborizadas, gelos com frutas que tornam este momento mais prazeroso para eles.

4 – Outras opções para hidratar são água de coco, chás gelados e sucos naturais. Mas atenção, eles não devem substituir a água e sim complementar.

5 – Bebes com aleitamento materno exclusivo (até os 6 meses) não necessitam de outro líquido para hidratar, exceto sob recomendação do pediatra ou nutricionista.

6 – Evite oferecer líquidos durante as refeições, para não atrapalhar a ingestão dos alimentos.

7 – É normal que as crianças, assim como nós, tenham o apetite menos no calor. Então tenha alguns cuidados. Ofereça uma alimentação leve, rica em frutas, vegetais e legumes. Utilize carnes com pouca gordura, prefira as carnes brancas (frango, peixe) e preparações grelhadas.

8 – Frutas como melancia, melão, abacaxi são muito bem vindos nesta época, pois possuem uma boa quantidade de água.

9 – Picolés de frutas feito em casa são uma boa pedida para um lanchinho. Confira a receita de sorvete caseiro e picolé de manga sem açúcar .

10 – Evite frituras, alimentos com excesso de gordura e de difícil digestão.

Atenção: refrigerante não hidrata o organismo! 

 Para os bebes, as preparações das papinhas podem permanecer da mesma maneira. E como também é época de férias, leve sempre garrafas de água durante os passeios. Se for passar um tempo maior no passeio leve frutas, barras de cereais, biscoitos de polvilho para um lanchinho leve. (Confira as sugestões para lanches da tarde leves e saudáveis)

Se forem fazer refeições em restaurantes, procure uma alimentação da qual já estão mais acostumados. Principalmente se estiver em viagem, não é o momento mais favorável para a criança experimentar pela primeira vez algum alimento (por exemplo: peixe cru, frutos do mar, crustáceos, são alimentos que muitas vezes ocasionam alergias alimentares). Imagino que nenhuma Mãezíssima vai querer sair procurando médico em um local desconhecido, então deixe estas novidades para quando estiver em sua cidade, onde em caso de emergência já sabe onde ir e quem procurar!

E bora aproveitar o calor e tudo de bom que ele tem a nos oferecer, com muita energia e disposição!

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1 Comment

  • meu amigo gostou da materia