Como manter a alimentação saudável durante as festas

Como manter a alimentação saudável durante as festas
Alimentação
18 de dezembro de 2013

Já se aproxima o Natal e logo após o Ano Novo, e logo no inicio de Janeiro não é difícil de escutar alguém contar que enfiou o pé na jaca nas festas de final de ano, ou até mesmo no dia seguinte ficar com indisposição por ter exagerado um pouquinho na ceia. É possível preparar e desfrutar de uma ceia saborosa e até mesmo nutritiva, sem ficar com peso na consciência no dia seguinte (e talvez na balança!!!).

Atenção para as dicas

saladasComa algum petisco antes da hora do jantar se for servi-lo além do horário que esta acostumada, por exemplo se a família tem tradição em fazer a ceia a meia noite. Assim, quando chegar o horário da ceia, ninguém vai estar com aquela fome pra comer um boi inteiro! Pode ser uma mesa de frutas frescas, algum patê com torradas ou palitos de vegetais, frutas secas e castanhas, que é fácil de encontrar nesta época do ano.

Inclua na ceia uma salada de folhas variadas, acrescente tomate, pepino, se gostar de misturar frutas (manga, morango, figo são boas opções). Faça uma salada bem colorida, isso irá lhe proporcionar uma variedade de vitaminas e também fibras, e se for de seu gosto, salpique granola salgada ou qualquer semente (linhaça, gergelim, semente de girassol) que também lhe fornecem fibras e alguns nutrientes específicos.

Consumir a salada antes dos demais alimentos lhe proporciona já uma saciedade, evitando que você coma além do necessário as demais preparações, além disso diminui a absorção do açúcar (carboidrato) e das gorduras! Ah, e não esqueça da criançada, para os pequenos que já estão na fase de comer pedacinhos, faça uma salada cozida de legumes e pique em cubinhos! Os maiores já podem comer da mesma salada do restante da família.

Dê preferência para o arroz integral! Na verdade este hábito pode ser adotado sempre, que tal começar inovando na ceia e fazer um arroz a grega com arroz integral?! O Arroz integral além das fibras (já citado os benefícios) possui mais vitaminas do que o arroz polido, que perde estas vitaminas no processo de polimento do grão, mais um motivo para incluir no cardápio do criançada.

ceiaOptar por carne com menos gordura ou então com a chamada “gordura boa”, como por exemplo os peixes, podem render deliciosas preparações e possuem gorduras insaturadas e omega 3, que auxilia na diminuição do colesterol ruim e triglicerídeos e possui ação anti-inflamatória. Uma boa opção para a sua ceia, levando em consideração que a carne suína e a pele das aves possuem muita gordura saturada, que não é benéfica para a saúde se consumida em grande quantidade. E para as crianças, é importante fornecer peixes freqüentemente, devido ao efeito benéfico do omega 3.

E na hora da sobremesa dá para preparar sobremesas deliciosas com frutas como ingrediente principal, não preciso nem dizer que possuem vitaminas, minerais e fibras. Em contra partida o uso de leite condensado, creme de leite, sorvetes, manteiga, chocolates ao leite ou branco nas preparações, fazem das preparações mais calóricas, ricas em gorduras e açúcar, o que não é legal, principalmente pra criançada que está iniciando a fase de alimentação e criando os hábitos alimentares.

Aqui tem uma receita que parece ser super prática e dá água na boca só de ver: tp://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/Papillote_de_Frutas_com_Especiarias_e_Chocolate_Meio_Amargo.aspx

E aqui uma super prática e o resultado fica uma delícia, eu já testei com algumas adaptações com o que eu tinha em casa: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/na-medida-certa/receitas/pessego-assado-uma-fruta-com-cara-de-festa/

E para beber, use e abuse dos sucos naturais. Esta época do ano as frutas estão mais doces e há uma variedade maior, então dá para soltar a imaginação e fazer sabores variados e misturados. Já falamos no post sobre os lanches com algumas idéias, lembra!

Ah, e lá também tem idéias que podem ser aproveitadas aqui, lembra dos cortadores, então compre com motivos natalinos e além de bolachas de natal, corte frutas para as crianças, vegetais, monte algo com o tema natalino. Eles irão adorar!

Então use a criatividade, pesquise e mãos a massa.

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