Flan Diet – receita de filhas para mãe

Sabia que não é só Mãezíssima que pode participar do nosso Caderno de Receitas? Recebemos essa receita das filhas Lilian e Luciana Reif. Tem um pouquinho da história delas aqui embaixo e claro, a receita do Flan Diet!

Flan Diet – receita de filhas para mãe
Alimentação
20 de agosto de 2014

Você tem uma pessoa querida que é diabética perto de você? Nossa mãe descobriu que é diabética a pouco tempo, então tratamos de nos adaptar rápido para que ela possa seguir na dieta e ainda aproveitar as festas e principalmente as sobremesas em família. A descoberta do diabetes na família pode ser um pouco assustador, mas tomando as cuidados necessários é possível viver normalmente. Então esta é uma receita que adaptamos para ela, e agora você também pode aproveitar.

Flan Diet

Ingredientes:

Caramelo Diet:

1 xícara de Frutose (Usar frutose, outros tipos de adoçantes não fazem calda)

1/2 xícara de água

Flan:

4 xícaras de leite quente (não fervendo)

1/2 xícara de frutose (ou a sua medida à gosto do seu adoçante culinário favorito)

6 ovos

1 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de fazer:

Pré aqueça o forno a 180 graus.

Prepare o caramelo: coloque a frutose e a água em uma panela pequena, leve ao fogo e mexa até dissolver a frutose. Abaixe o fogo e deixe ferver até que o caramelo fique dourado. A calda de frutose demora um pouquinho mais para ficar dourada que a calda de açúcar, então tenha paciência e continue por perto para não perder o ponto. Tire do fogo e com cuidado divida o caramelo nas forminhas ou ramequins. Nós usamos copinhos de extrato de tomate e conservas. Você pode fazer em vidrinhos de geleia para poder guardar fechado na geladeira, mas asse sem tampa.

Prepare o creme: Em uma tigela bata os ovos e a baunilha por 2 minutos e reserve. Coloque o leite e o açúcar na panela e leve ao fogo baixo sem deixar ferver. Mexa até o açúcar dissolver completamente. Junte os ovos batidos ao leite aos poucos e sem parar de mexer. Divida a mistura nas forminhas ou ramequins usando uma concha ou passe tudo para uma jarra. Coloque as forminhas em assadeiras e preencha a assadeira com água até a metade da altura das forminhas. Asse em banho maria por 30 minutos ou até o palito sair limpo.

Deixe esfriar um pouco em temperatura ambiente e depois coloque na geladeira, tampe as forminhas com plástico filme e faça uns furinhos com uma faca para não formar uma pele sobre o flan. Leva aproximadamente 4 horas para esfriar e gelar. Para quem tem pressa pode colocar no freezer mas você deve monitorar constantemente para não deixar congelar ou ele vai perder a textura leve e lisinha.

Aqui você encontra a receita original a partir da qual trabalhamos para deixá – la diet. Gostou desta receita? Quer uma versão em pdf para você imprimir e colocar na sua pasta de receitas? Cadastre – se aqui e aproveite! Compartilhe com os amigos!

Lilian e Luciana Reif – R-Evolução Decoração e Design – www.lojarevolucao.com.br e  www.lojarevolucao.com.br/bolg

posts relacionados

Comments are closed.