Suco de caixinha sem fruta! Acredite, isso existe.

Tudo que você precisa saber sobre sucos de caixinhas. Veja também os sucos com maior concentração de açúcar.

Suco de caixinha sem fruta! Acredite, isso existe.
Alimentação
5 de fevereiro de 2014

Falamos um pouco sobre sucos no Top 5 dos sucos, e agora estamos voltando ao assunto pois o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lançou uma reportagem esclarecedora sobre o tema. Após testar alguns sucos de caixinha disponíveis no mercado, constatou que a maioria não possui teor mínimo de fruta exigido por lei. Atenção Mãezissima! Tem suco de fruta sem fruta por aí!

Eles testaram 31 marcas de néctares, 10 foram reprovadas por não conter quantidades de polpa de fruta exigida por lei, que varia de 20% a 40% dependendo do sabor do néctar.

suco de caixinhaVale reforçar a diferença dos néctares entre os sucos. Os néctares possuem uma quantidade de polpa de fruta e outros ingredientes, como açúcares, conservantes, corantes e etc. Já os sucos de frutas possuem polpa de fruta e água, em algumas marcas possuem adição de açúcar, porém em menor quantidade, vale conferir no rótulo.

Outra informação importante é sobre os sucos de sabores mistos. Funciona mais ou menos assim: eles possuem um apelo publicitário para um determinado sabor, com fotos de uma determinada fruta e utilizando como nome “néctar de uma fruta específica”. Porém, quando se olha as informações do rótulo, verifica-se que contém outras  frutas, e para se conseguir as características (cor e sabor) da fruta sugerida no rótulo adiciona-se corantes e sabores artificiais.

Apelo infantil dos sucos em caixinha

Não se engane com as propagandas com apelo infantil. Mesmo que digam para você Mãezissima, dar carinho e nutrição com aquele “suco na caixinha”, na verdade estes néctares de frutas não fornecem uma nutrição adequada. Quando olhamos a lista de ingredientes muitos deles iniciam com o AÇÚCAR, sabe o que isso significa?! Ele possui mais açúcar que qualquer outro ingrediente! A lista dos ingredientes – e isto serve para qualquer alimento – é sempre decrescente, ou seja, do ingrediente em maior quantidade para o ingrediente em menor quantidade. Agora você sabe como interpretar os ingredientes nos rótulos!

E não deixe passar despercebido a presença de aditivos químicos, corantes e edulcorantes. Alguns estudos mostram danos na saúde de crianças que consomem em excesso estes itens.

Portanto aquelas embalagens de néctares de 250 ml NÃO é a melhor opção para o lanche de seu filho (em breve daremos dicas para o lanche da escola!).

Presença de açúcar

O IDEC avaliou também as quantidades totais de açúcares (proveniente da fruta e adicionado) e verificou-se que todas as marcas apresentaram concentração média  (5,1 a 12,4g/100 ml) ou alta de açúcar (acima de 12,5g/100 ml). Agora vamos imaginar um bebê que está iniciando sua introdução alimentar, se ele beber em média 100 ml destas bebidas, quanto de açúcar ele está ingerindo na sua dieta? E isso vale para crianças maiores também. Uma criança de 7 anos,  que ingira 250 ml (um copo) desses sucos de caixinha, quanto de açúcar ele estará ingerindo? Não é por acaso que tem crescido o número de crianças e adolescentes com sobrepeso, obesidade e diabetes. Claro que a “culpa” não é só do “suco de caixinha”, mas sim de todo um hábito alimentar, mas precisamos estar atentas e principalmente conscientes a esse respeito.

Top 5 de açúcar

Veja quais são os cinco néctares com maior teor de açúcar identificado no teste:

Marca/sabor Quantidade de açúcar (g/ 100 ml)
Del Valle Uva 13,31g
Camp Uva 13,30g
Activia Uva 13,04g
Dafruta Laranja 12,95g
Del Valle Manga 12,95g

Se você quiser ler na íntegra a reportagem do IDEC, acesse por aqui.

Aproveite a leitura para se animar e preparar um suco natural para seus filhos. Aqui você encontra várias receitas! 

posts relacionados

Comments are closed.