5 formas de aproveitar as Olimpíadas com seu filho

Olimpíada começa hoje, que tal aproveitar esse grande evento para brincar e ensinar coisas novas ao seu filho? Confira 5 formas de aproveitar o tema

5 formas de aproveitar as Olimpíadas com seu filho
Brincar,  Especial
5 de agosto de 2016

Hoje começam as Olimpíadas do Brasil, provavelmente nossos filhos não verão nada parecido na vida deles. Independente das críticas que você possa ter a realização de um evento desse porte num país em crise econômica, ou sobre a “maquiagem” que está acontecendo na cidade que recebe os jogos, ainda assim vale a pena aproveitar o lado bom do evento para brincar e ensinar coisas novas para seus filhos. Então preparei 5 formas de você aproveitar as Olimpíadas com seu filho. Tenho certeza que passando esse tempo de qualidade com você, pai ou mãe, ele irá dar outro significado aos jogos.

5 formas de aproveitar as Olimpíadas com seu filho

5 formas de aproveitar as Olimpíadas com seu filho1 – Conhecer o mapa mundi

A Olimpíada é o momento perfeito para mostrar para seu filho como o mundo é imenso. Falar sobre outros países, mostrar no mapa, identificar se é perto ou não do Brasil.

Você vai precisar apenas de um mapa mundi ou um globo. Mas também pode ser um mapa no computador. Adapte a sua realidade.

 

cultura chinesa2 – Apresentar culturas de outros países

Porque aquela atleta se veste assim, porque tem os olhos mais puxados e o cabelo de outra cor, etc… todas essas curiosidades infantis são oportunidades riquíssimas para falar sobre diversidade cultural. Você pode aproveitar as inúmeras possibilidades do youtube e do Google e mostrar para seu filho como é o lugar que aquela pessoa vive. Saber que existe outras formas de se vestir, se comportar e até mesmo, outras características físicas, é na verdade um exercício de respeito ao próximo. Não existe cultura melhor ou pior, são contextos diferentes.

salto sobre a vara3 – Apresentar esportes além do futebol

Esse é meu item preferido, poder mostrar para as crianças as infinidades de esportes que existem no mundo além do futebol. E até mesmo o futebol pode ser praticado por meninas! Coisa que não vemos normalmente na TV.

Assista com seu filho esportes não tão usuais. Pesquise como funciona o esporte, caso não conheça. Quem sabe não está nascendo um novo atleta olímpico na sua casa¿

espírito olimpico4 – Ressaltar os valores que o esportes incentiva

Treino, perseverança, disciplina, respeito ao adversário. O esporte é muito rico quando o assunto é valores e caráter. Ao decorrer dos jogos você pode conversar com seu filho sobre ganhar e perder, sobre não desistir, sobre trabalho em equipe. Tenho certeza que assuntos não vão faltar. É só não perder a oportunidade.

corrida de obstáculo emc asa

Corrida de obstáculo em casa

5 – Brincar de Olimpíada

Você pode fazer sua própria Olimpíada em casa. Vale improvisar largada e chegada, corrida de obstáculo e até medalhas e o pódio. O exercício de aprender ganhar e perder são ensinamentos importantíssimos para a vida. Por que não aproveitar as brincadeiras olímpicas para fazer essa prática na sua casa¿

Então bora entrar no espírito olímpico e transformar sua casa num fantástico ginásio cheio de possibilidades e aprendizados. Lembre-se que crianças não separam brincar de aprender, nós adultos que temos esse costume. Então toda brincadeira estará desenvolvendo e ampliando o conhecimento do mundo do seu filho. Não perca essa oportunidade.

Que achou dessas ideias? Compartilhe comigo!

 

Grace  I. Barbosa ─ Mãezíssima

Grace e Julia perfilIdealizadora e fundadora da Mãezíssima. Mãe da Julia, jornalista, escritora e empreendedora. Aprendendo todo dia a ser uma mãe possível. Amante das boas histórias e de compartilhar conhecimentos que realmente fazem a diferença na vida dos leitores.

posts relacionados

Sem posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *