Contraturno em espaços de brincar, a melhor opção para nossas crianças

Contraturno em espaços de brincar, a melhor opção para nossas crianças
Brincar,  Especial
15 de fevereiro de 2017

Esse ano de 2017 tem me deixado muito feliz com uma novidade na cidade de Curitiba, pelo menos quatro novos espaços de brincar lançaram a proposta de contraturno para as crianças. Mas que diferença faz deixar meu filho durante o contraturno num espaço de brincar em vez de uma escola?  A diferença é muito grande e quem mais sente é a criança.

Se pensarmos no ideal para uma infância saudável vamos falar em tempo livre de brincadeira, de preferência em espaço aberto, ar livre, e no convívio mais plural possível com outras crianças de todas as idades. Vamos falar em exploração de espaços preparados, oportunidade de contato com artes, trabalhos manuais, atividades físicas e também descanso, aquele tempo para a criança criar sua própria brincadeira. Quem defende e define infância saudável como tendo essas características são os maiores especialistas em infância e não apenas eu. Gosto muito desta palestra: Crianças, já para fora – Daniel Becker

A grande maioria das escolas, devido a sua própria natureza, não conseguem atender a essas demandas. Nós, as famílias, também temos nossas dificuldades, como por exemplo, falta de espaço ou quintal, a necessidade de trabalhar oito horas por dia e por aí vai… Os espaços de brincar vem suprir essa necessidade e pelo menos os que conheci pessoalmente aqui em Curitiba, fazem isso muito bem.

Mas o que é um espaço de brincar?

Não sei se existe uma definição para isso, mas o consenso é que seja um espaço que incentive o brincar livre, espontâneo e autônomo da criança. Um espaço preparado para crianças, que inclui brinquedos acessíveis, móveis na altura deles, espaço de ar livre e professores, ou arte educadores, ou até mesmo artistas, que estejam disponíveis às crianças principalmente para brincar.

Mesmo oferecendo oficinas ou atividades direcionadas, os espaços de brincar necessariamente oferecem tempo para a interação e o brincar livre entre as crianças. Essa é toda a diferença. Outra possibilidade única dos espaços de brincar é a interação entre crianças de diferentes idades. O pequeno aprende com o maior, enquanto o grande precisa aprender a respeitar as limitações dos menores, gerando um convívio riquíssimo entre as crianças.

Se você também precisa de ajuda para o contraturno dos seus filhos, sugiro fortemente que você pelo menos visite e passe uma tarde num dos espaços de brincar e sinta a diferença. Para te incentivar, vou listar os espaços que conheci pessoalmente. Se você conhece outro espaço, por favor, nos indique nos comentários.

Casa Labirinto no Jardim Secreto –

Casa Labirinto é a pioneira em espaço de brincar em Curitiba, atualmente a equipe está abrigada no espaço Jardim Secreto, uma casa com um quintal enorme, recheado de possibilidades para as crianças. Eles oferecem opção de contraturno com oficinas diárias. Cada dia é um tema: teatro, música, artes manuais, corpo e movimento e matemática e linguagem.

Entre em contato: https://www.facebook.com/CasaLabirinto

Casa Labirinto no Jardim Secreto – Rua Carlos Garbaccio, 338 – Vista Alegre

Casa Labirinto

Casa Poppins –

Um espaço de brincar dentro de um clube já é especial. A Casa Poppins é um espaço de brincar que recebe crianças em contraturno dentro do Clube da Urca, no Ahu. Durante o verão, a sensação e sucesso entre as crianças, foi o uso da piscina.

Entre em contato:

https://www.facebook.com/casapoppins

Rua Albano Reis, 170. Clube Urca – Ahu

casa poppins

Cabana dos brinquedos –

Brinquedos, arte e liberdade. A Cabana dos brinquedos já existia como empresa produtora de brinquedos educativos, de madeira. Agora, com um espaço todo preparado para as crianças, a empresa voa novos horizontes com contraturno, oficinas para crianças e adultos e um espaço delicioso para passar o tempo com as crianças.

https://www.facebook.com/CabanaDosBrinquedos/

Rua Frederico Cantarelli 566 Bigorrilho

cabana dos brinquedos

Mais quintal –

mais quintalUm espaço de brincar com um lindo quintal para aproveitar. A casa é toda voltada para as crianças e é muito acolhedora. Recebe crianças para contraturno pela manhã e a tarde. Vale a pena visitar e conhecer com seus filhos.

https://www.facebook.com/maisquintal/

Dep. Carneiro de Campos, 71 – Juvevê

 

mais quintal

Grace  I. Barbosa ─ MãezíssimaGrace e Julia perfil

Idealizadora e fundadora da Mãezíssima. Mãe da Julia, jornalista, escritora e empreendedora. Aprendendo todo dia a ser uma mãe possível. Amante das boas histórias e de compartilhar conhecimentos que realmente fazem a diferença na vida dos leitores.

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *