É possível ter uma festa sustentável?

Festejar é uma delicia! Amigos reunidos, muita conversa, comida boa, crianças brincando, música rolando... Mas no final de tudo isso, qual foi o impacto causado ao meio ambiente? Já imaginou onde todo o lixo produzido vai parar?

É possível ter uma festa sustentável?
Brincar
7 de novembro de 2013

Na hora do bolo é possível optar por por uma festa sustentável, desde produtos ecológicos biodegradáveis à suportes com os quais se pode evitar o lixo pós festa. Uma pergunta que você deve fazer é: quais são os valores que pautam nossas escolhas?

Conheço algumas Mãezíssimas super conscientes e engajadas que me inspiram, sem saber!Pensam coletivamente, pensam no futuro e dão bons exemplos aos pequenos. Ser consciente e responsável pelas nossas atitudes e pelo que vamos colher no final é o mínimo que podemos fazer.

Por isso, quando estiver planejando sua festa procure analisar item por item e repense: o que pode ser excluído, trocado, evitado ou reciclado?

Dicas sustentáveis

Festa sustentável

Dica de lembrancinha. Imagem: Santo Atelier

– Comece olhando em casa tudo o que você pode usar como: suportes (bandejas, pratos) toalhas, objetos decoração (latas, miniaturas, quadros), brinquedos, vasos de plantas do seu jardim…

– Envie um convite virtual e imprima se for extremamente necessário, como para os amigos da escola, cujo os pais não são próximos. Se não tiver jeito, que tal sugerir que seus convidados reciclem o convite ou que tragam para a festa e você se responsabiliza em coletá-los.

– Procure alimentos sazonais e produtores locais dessa forma além de economizar combustível e poluir menos, você ainda gera renda para a comunidade local.

– Outra opção, colocar o nome dos seus convidados nos copos plásticos, caso o descartável seja a única opção, o desperdício será evitado.

– Festeje ao ar livre, à luz do dia! Diminua a quantidade de balões ou substitua-os por bandeirolas de tecido.

Ah!Mas agora não dá mais tempo, já está tudo pronto e a festa será no final de semana? Tudo bem opte ao menos por uma coleta seletiva e não desperdice alimentos, doe. Fazer um pouco é melhor do que não fazer nada!

Ah!E os presentes… Bom, esse assunto ficará para a próxima!

Quer ver mais ideias de festas sustentáveis e possíveis? Confira as fotos do Santo Atelier .

posts relacionados

Comments are closed.