Lenda dos ovos de Páscoa – Para contar antes de dormir

Para ajudar as Mãezíssimas a responderem a pergunta: O que o Coelho tem a ver com os ovos de Páscoa? De brinde dicas para a contação

Lenda dos ovos de Páscoa – Para contar antes de dormir
Brincar
17 de abril de 2014

Dica para as Mãezíssimas:

filhoterapiaContar histórias para nossas crianças é sempre uma delícia. Para deixar esse momento ainda mais especial aqui vão algumas dicas:

  •  Leia a história antes de contar aos pequenos.
  •  Use e abuse das modulações de voz para dar vida a cada personagem.
  •  Use objetos do cotidiano para fazer os personagens. Podem ser bonecos, mas também podem ser colheres, copos, jarras, etc.. Use e abuse da imaginação.
  • Divirta-se com seu filho! Pratique a filhoterapia!

A Lenda dos Ovos de Páscoa

ERA UMA VEZ…. uma Mãezíssima muito carinhosa e querida que queria dar um presente de Páscoa bem lindo aos seus dois filhos! Esses filhos só lhe davam orgulho, eram estudiosos, obedeciam sempre, não falavam palavrões nem coisas feias, portanto eles realmente mereciam. Acontece que a pobre mãezinha, que morava numa chácara afastada da cidade, não tinha dinheiro para comprar presente aos dois filhos, pois estava passando por uma fase muito difícil.  Então chegou na véspera da Páscoa e a mamãe estava muito triste pois não havia pensado em nenhuma solução. Então ela foi caminhar um pouco em seu quintal, junto com os animais que criava, até que teve uma super ideia:

ovos pintados

Imagem: Inventare

-E se eu der de presente param meus filhos um cabritinho? Eles ficariam felizes!!! Pensou ela.

Mas depois viu que o cabritinho era muito grande para ficar dentro de casa, não daria muito certo.

– E se eu desse uma linda vaca de presente? Eles poderiam montar brincar por horas?

Mas depois concluiu que a vaquinha não era um brinquedo e sim um animalzinho com sentimentos.  Então a mamo pensou, pensou e sentou no chão já sem esperanças, quando de repente uma galinha sai de seu ninho. A galinha saiu correndo pelo quintal e a mamãe viu que no seu ninho haviam muitos ovinhos que ela tinha botado. Foi então que a mamãe teve a brilhante ideia de dar os ovinhos aos seus filhos. Pegou-os com cuidado mas viu que eram muito frágeis.

– Como farei com esses ovos para eles não quebrarem? Assim como estão eles não resistirão até amanhã, vão quebrar ainda na cesta.

Ela resolve então colocá-los em uma panela com água fervendo, para que os ovos ficassem cozidos, assim ficariam durinhos por dentro e mais resistentes. Depois de cozidos, decidiu pintar os ovinhos, para ficarem mais divertidos. Ficou a madrugada toda pintando os ovos escondida, para que seus filhos não vissem. Ela queria fazer uma surpresa!

No outro dia pela manhã, as crianças acordaram, foram até a sala e viram a sala cheia de enfeites coloridos e no canto da sala havia uma cestinha com os ovinhos decorados.

-Nossa, que coisa mais linda! Exclamou a filha!
– Quem será que deixou isso pra gente? Foi você mamãe? – Perguntou o filhinho.
– Não, acho que deixaram aí para vocês, mas não sei quem. – brincou a mamãe.

Neste exato momento passa por detrás dos ovos um lindo coelho branco, saltitante, que tinha fugido do quintal. As crianças imediatamente gritaram:

– Foi ele, foi o coelho que deixou estes ovos de presente para a gente! Ovos tão brilhantes e diferentes só podem ter vindo de um lindo coelhinho!

A mamãe achou melhor não desmentir, afinal seus filhos estavam tão felizes que não queria estragar este dia tão gostoso!

E então que surgiu a lenda de que os Coelhinhos de Páscoa que são os responsáveis por trazer ovinhos para todo mundo no dia da Páscoa!

Gizáh Ferreira – da Contarte Contação de Histórias 

posts relacionados

Comments are closed.