Qual o brinquedo ideal para bebê?

Atenção mães de primeira viagem, esse post é especialmente para vocês. Para que vocês não cometam os mesmos enganos que eu! Sei muito bem da aflição que é comprar brinquedos para bebês, antes de ter um bebê em casa. Nesse texto você irá perceber como menos é mais!

Qual o brinquedo ideal para bebê?
Brincar,  Especial
1 de julho de 2016

Sabe aquele tapete ou andador com 345 opções de figuras, chacoalho, musiquinhas e etc? Esqueça ele e todos os brinquedos parecidos com isso. Existe uma corrente de cuidados de bebês que mostra como menos é mais quando o assunto brinquedos para bebês. O brinquedo ideal para o bebê pode ser um lenço vermelho com bolinhas brancas. Não acredita? Você vai entender melhor essa quebra de paradigma ao  longo texto.

“Quanto mais passivo o brinquedo, mais a criança explora suas propriedades, vira para um lado, para outro, troca de mão, derruba ouvindo o som que faz, pega de novo, coloca na boca para conhecê-lo melhor, conversa com o objeto, passa pelo seu corpo, em uma série de experiências e experimentações que pode durar de 10 a 30 minutos ou até mais. Neste processo de manipulação dos objetos, os bebês elaboram seus pensamentos e hipóteses realizando conexões cerebrais importantíssimas para o desenvolvimento global”, conta Zuleica Malucelli, diretora do Aurora Espaço Bebês.

Esse berçário é inspirado nas ideias da Dra. Emmi Pikler, de D. W. Winnicott e de John Bowlby. Dá só uma olhadinha nesses bebês e como brincam com pedaços de tecidos vermelhos com bolinhas brancas. Um brinquedo ideal para bebê

Como escolher e oferece os objetos aos bebês?

A ideia é escolher brinquedos não estruturados, selecionando texturas, cores e formas variadas que interessem aos bebês e despertem sua curiosidade. Na escola onde foi gravado esse vídeo as cuidadoras oferecem dois ou três tipos de objetos de cada vez para que os bebês exercitem sua capacidade de escolher com qual querem brincar naquele momento. Muito cuidado com os excesso de objetos e brinquedos espalhados no ambiente em que o bebê brinca.

Postura do adulto

Outro paradigma que precisa ser quebrado é quanto a postura do adulto enquanto o bebê brinca\descobre\experimenta o novo objeto. “Quando um bebê brinca, o adulto deve observar e estar disponível para ele, procurando não intervir e não interromper a brincadeira e a concentração. Quando dizemos a uma criança como ela deve brincar, quando mostramos a ela o que fazer com os objetos, é como se disséssemos: eu (adulto) é que sei, você não sabe nada, deixe que eu te mostro o que fazer. Dizemos à criança, com nossas intervenções desnecessárias, que ela não é capaz, que não tem competência para criar e explorar algo. Vamos deixar nossas crianças brincarem, pois como disse Einstein: “a imaginação é mais importante que o conhecimento e o brincar é a mais elevada forma de pesquisa“, esclarece Zuleica.

Por que lenço vermelho de bolinhas brancas?

O lenço vermelho de bolinhas brancas é o primeiro brinquedo ideal do bebê, pois, segundo pesquisas, o vermelho é a cor que mais chama a atenção do bebê e a forma circular é a que mais lhe interessa. O pequeno pedaço de pano leve e de cor forte, de preferência com pequenos desenhos claros, vai proporcionar ao bebê uma fonte de brincadeiras e descobertas. Não oferece perigo e nem impede o movimento. Ao contrário, possibilita que sejam feitos os inúmeros movimentos naturais que o bebê vai descobrindo com suas mãozinhas.

Não é uma verdadeira quebra de paradigma? Agora você já sabe qual o brinquedo ideal para seu bebê!

Grace  I. Barbosa ─ Mãezíssima

Grace e Julia perfilIdealizadora e fundadora da Mãezíssima. Mãe da Julia, jornalista, escritora e empreendedora. Aprendendo todo dia a ser uma mãe possível. Amante das boas histórias e de compartilhar conhecimentos que realmente fazem a diferença na vida dos leitores.

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *