Como fazer o bebê dormir a noite e outras questões do 1º ano

Confira as dúvidas das mães com bebês até 1 ano de idade. Tenho certeza que você vai encontrar muita coisa prática para seu dia a dia nessas perguntas e respostas.

Como fazer o bebê dormir a noite e outras questões do 1º ano
Criar e Educar
29 de setembro de 2013

Neste último fim de semana, o Mãezíssima acompanhou o curso Sosseguinho para pais de bebês até um ano de idade. Foram duas manhã, sábado e domingo, onde 10 famílias participaram presencialmente  e tantas outras acompanharam pelo twitter @maezissima e @blogsosseguinho.

No final do curso de domingo a Renata Bermudez Konzen, fundadora do método e palestrante, respondeu atenciosamente as perguntas dos nossos leitores. A maioria  é sobre a rotina de sono, mas também teve pergunta sobre cólica, mamadas e muito mais.

 Confira as perguntas e respostas:

Problemas com sono: como fazer o bebê dormir a noite

como-fazer-bebê-dormir Natalia : Renata, meu filho está com 8 meses e meio e acorda de 3 em 3 horas na madrugada para mamar (ele toma mamadeira, largou o peito com 5 meses). Ele costuma dormir às 20h30 e dali em diante acorda a cada 3 horas. As 5h30 ele acorda e não quer mais dormir. Fico em dúvida se ele realmente acorda com fome ou se é costume. O que fazer pra mudar esse hábito e ter uma noite tranquila de sono? Como fazer para o bebê dormir a noite inteira?

R: Se seu bebê costuma dormir mamando, ele vai acordar e não vai conseguir voltar a dormir sozinho. Seguindo as dicas desse artigo, ele mesmo vai parar de pedir mamada a noite. Leia o artigo: o que você pode fazer para ajudar seu filho dormir. 

Thais  – Quando o bebe não quer de jeito nenhum ficar no carrinho, nem no berço, deixar chorar um pouquinho pode? Sou a Thais mãe da Valentina de 6 meses!

R: Você pode tentar faze-la adormecer por conta própria. Provavelmente ela não fica sozinha porque está cansada. Para mais informações leia o artigo: o que você pode fazer para ajudar seu filho dormir. 

Monica : Olá, minha bebê está com 3 meses e ainda não dorme no berço a noite. Durante o dia dorme pouco e sempre em cochiladas. Quando vou colocar no berço acorda e percebo que por isto fica agitada. O que posso fazer para minha bebê dormir a noite toda?

R: Nessa idade é importante dar muito colo durante o dia. Ela está sentindo falta de contato físico, colo, durante o dia. Sobre sono confira as dicas no artigo o que você pode fazer para ajudar seu filho dormir. 

Ticiana: Meu bebe esta com 10 meses, e vem só aumentando a frequência com que acorda anoite. Não sei se o certo é deixá-lo chorar e só atender em último caso. Geralmente ele reclama e já vou, dou de mamar ou fico colocando a chupeta. Ultimamente trago para minha cama (muito errado) mas fico vencida pelo cansaço! Qual seria a melhor estratégia para meu bebê dormir a noite toda?

R: Primeiro fazer dormir sem mamar, mas ficando ao lado do berço. Nessa idade é comum a criança resistir bastante para ficar no berço. Mas se você não ceder, em dois dias já melhora bastante. Leia o Artigo – o que você pode fazer para ajudar seu filho dormir.

Claudia : Meu filho de 1 ano e 2 meses ainda não dorme a noite toda. Dorme às 21h e sempre desperta às 23h30 – 00h ainda para o mamá dos sonhos e vai até às 5h30 que é quando levamos até nossa cama, e dorme até 7h30. Preciso que meu bebê durma direto!

R: Não espere ele acordar às 23h30 para dar o mamar, dê antes que ele acorde. Introduza a mamada das 23h, é uma mãe na roda na vida da mãe. Quando ele acordar às 5h30 não tire do berço que ele irá dormir até às 7h. Agora, nos primeiro dias a criança irá resistir à mudança de hábito.

Viviane:  Minha filha tem quase 3 meses e dorme a manhã toda, acorda somente para as mamadas e no período da tarde dorme de 30 minutos a uma hora. Está correto assim?

R: Um bebê com essa idade dorme em média 15h no total, contando a noite. Observe e anote para saber se está dentro da normalidade.

Bruna : Oi Renata, meu príncipe tem 3 meses, ele não dorme a noite toda e na maioria das vezes faz um escândalo antes de cair no sono. Ele costuma ir dormir 01:30-2:00 da manhã e acorda 4:30 mama e volta a dormir até uma 06:30, mas fica com o sono leve. Só dorme no braço, tento colocar ele no berço acordado mais ele sempre chora muito, então sempre termina no colo. Li muita coisa, tipo “nana neném” e “a encantadora de bebês” e me sinto super frustrada de não conseguir aplicar o que esses livros ensinam, sinto que para conseguir criar uma rotina para ele precisaria estar 24h em casa e não ir a lugar nenhum, ou seja, nada que fizesse sair da rotina, e isso é quase impossível para mim. Mas sei que preciso fazer alguma coisa, será que ainda consigo, ou com 3 meses já é tarde demais?! Voltei a trabalhar essa semana, apesar de só trabalhar pela manhã tudo só ficou mais difícil, ando triste e muito cansada física e emocionalmente. Isso é quase um pedido de socorro, não?!

R: Nunca é tarde demais! O seu bebê só tem 3 meses. Rotina é para facilitar o seu planejamento, inclusive as saídas. Quando ele chorar muito, acalme no colo e coloque no berço antes de dormir. Isso quantas vezes for necessário. Em poucos dias ele vai dormir direto.

 Augusta : Minha filha está com 6 meses e tira 3 sonecas de dia, esta certo? Qual seria a melhor rotina para ela? Tem fases que acorda a noite pra chupeta e tem fases que dorme melhor, mas nunca dormiu uma noite inteira, pelo menos uma vez ela acorda a noite. Ela dorme mamando, está errado isso? Obrigada!

R: As sonecas estão normais. Se seu bebê costuma dormir mamando, ele vai acordar e não vai conseguir voltar a dormir sozinho. Seguindo as dicas desse artigo, ele mesmo vai parar de pedir mamada a noite. Artigo para consulta:  o que você pode fazer para ajudar seu filho dormir. 

Andreia : Meu bebê tem 1 ano e 8 meses e ainda acorda de madrugada para mamar (peito). Será que está na hora de desmama-lo?

R: OMS recomenda amamentar até 2 anos de idade. Não existe ligação direta entre amamentação e sono. Crianças amamentadas são capazes de dormir a noite toda desde 8 meses de vida. Indicação de leitura:  Noites de sono e a amamentação

Adquira o e-book: Durma tranquila – como fazer o bebê dormir a noite de 0 a 6 meses. 

Outros dilemas do 1º ano do bebê

Sosseguinho

Imagem: Areté Fotografias

Liziane : Oi Renata, meu bebê está com um ano e sempre foi atendido de imediato quando chora, minha duvida é se continuo com o mesmo tratamento após 1 ano. Eu sinto em algumas situações que ele já entendeu que tem o que quer quando chora, chega até a bater as perninhas quando contrariado. A sorte é que na idade ele está, a criança esquece rápido e distraindo resolvo a situação rápido. #medodabirra

R: Você precisa ensina-lo a se comunicar de outra forma que não através do choro. O artigo lidando com a birra  esclarece como fazer nesses casos, e em poucos dias já melhora bastante.

 

Gabriela: Minha bebê chora muito quando vou trocar sua roupa ou fralda. É o maior dilema aqui! Perde até o ar… Alguma coisa que eu possa fazer para mudar isso? Ela tem 34 dias.

R: Sua criança está se sentindo muito solta. Tente alguma estratégia para que ela se sinta mais contida. No útero ela se sentia bem apertadinha e agora ela se assusta quando fica muito solta. Tente enrolar uma fralda de pano ou colocar almofadas em volta ou ainda ficar com a mão sobre o peito da criança.

Janaina : Meu bebezinho está com 3 meses, e ao amamentar, ele fica muito inquieto, puxando o bico do peito e se retorcendo muito, tira a boquinha e volta várias vezes ao peito. Se afoga, engole ar, parece não conseguir ter uma amamentação tranquila e constante. Por que isso acontece? Será que ele não está querendo o peito? Será que sente dor? No início achei que fosse cólica, mas agora já está entrando no terceiro mês e pior, de tanto ele puxar, o meu mamilo fica muito machucado e partido.

R: Tente amamentar o bebê sempre quando ele acorda, antes que ele peça a mamada. A intenção é que ele esteja mais calmo para mamar. Procure um profissional de amamentação  na sua cidade.

Sosseguinho

Imagem: Areté Fotografias

 

Ana: Minha filha tem um mês. Desde que chegou da maternidade coloco-a para dormir de barriguinha para cima. Mas nesta semana ela não quis dormir em outro lugar a não ser no meu colo. Fiquei exausta. Minha sogra descobriu que de bruços ela fica confortável e chega a ficar duas horas calminha, dormindo tranquila. Sei do risco e o que falam sobre morte súbita. Vocês acham muito perigoso? Não sei o que fazer nessa fase. Alguma outra saída?

R: Fique muito com sua filha no colo durante o dia, se possível no sling. Normalmente quando acontece isso é falta de contato físico.  E não coloque a criança de bruços se ela ainda não sabe se virar sozinha.

Michele: Minha filha de 50 dias, faz o maior escândalo para dar o banho de barriguinha pra cima, agora começo com ela de barriga pra baixo, mas mesmo assim ao virar, ela ate perde o ar de tanto chorar, teria uma técnica pra conseguir dar um banho prazeroso pra ela?

R: Enrole o bebê numa fralda de pano. – Sua criança está se sentindo muito solta. Tente alguma estratégia para que ela se sinta mais contida. No útero ela se sentia bem apertadinha e agora ela se assusta quando fica muito solta.

Kelly:  Oi, queria perguntar o que eu faço para tirar minha filha de 9 meses do peito! Ela ama peito, e eu estou sozinha, meu marido viajou a trabalho. Ela chora muito se não dou o peito, o que posso fazer? Obrigada, o site de vocês é ótimo!!

R: A OMS recomenda que a criança mame até 2 anos de idade. Nessa idade eles precisam de 3 mamadas durante o dia. Fora isso procure não compensar cansaço, tristeza ou outro sentimento com peito.

 

 Carolina : Meu filho de 2 meses tem muita cólica. Bolsinha de água, massagem não funcionam. Tem algo que possa diminuir?

R: Tente usar o sling que ajuda nessa fase. Mas fique atenta para saber se é realmente cólica. Cólicas muitas intensas pode haver um componente de insegurança, sentimento de solidão e de desemparo da mãe. Se você tiver sentindo algum desses sentimentos procure apoio em algum grupo ou ajuda de um profissional. Converse com outras mães com filhos da mesma idade.

Augusta: Outra perguntinha, o quarto do bebe a noite deve estar todo apagado ou alguma luz fraquinha?

R: A noite o quarto deve estar no escuro. Alguns hormônios só são produzidos no escuro.

Recomendamos:

durma tranquila - sono do bebeDurma Tranquila – Sono do bebê de 0 a 6 meses

Levam poucos dias para o sonho da maternidade se transformar num pesadelo quando se tem em casa um bebê que não dorme e não deixa mais ninguém dormir. Para ajudar as mães nesse dilema da maternidade que a consultora familiar Renata Konzen lança seu primeiro e-book: Durma tranquila – Sono do bebê de 0 a 6 meses.
COMPRE AQUI: http://goo.gl/qXNiSw

posts relacionados

32 Comments

  • Ola!
    Gostaria muito de ter informações de quando será o proximo curso.
    Tenho uma filha de um mes e oito dias, chora para pegar no sono a noite, e fez o bico do meu peito de chupeta, não tenho quase leite tenho que complementar.

    Obrigada

    • Olá Danilla, o próximo curso em Curitiba será em Fevereiro. Em breve teremos mais informações.

      Abraços,

  • oi minha fllia esta com 5 mes e deu enfequesão e animia eu ja tratei a infequsao mas o tratamento de animia cotinua e devido o remedio de animia ela acorda muito de noite com dor na barriga ja nao sei mais o que fazer estou muito cansada fauta de colo nao eu fico com ela o tempo enteiro no colo ou bricando com ela por favor socorro

  • a ela so mama no peito ate os treis meses ela dormia bem mas agora nao ela ja tem uma rotina faço massagem 6:30 7
    7:00 banho 7:15 mama troco a frauda dou outro peito

  • Meu bebê tem 1 ano e 3 meses e ainda não dorme bem, tirei o peito qnd ele completou 1ano e1mês. Ele nunca usou chupeta, mas agora deu pra ficar chupando como se fosse chupeta ou até mesmo o peito no meu braço, meus dedos… ele faz um biquinho como se estivesse mamando, sei que não é fome , prq as vezes faz isso qnd termina de mamar. O problema é que ele acorda 2, 3 vezes na madrugada e só volta a dormir qnd dou o meu dedo, ou ele fica cheirando e mamando meu pescoço. Isso me cansa prq tenho q ir até o quarto dele e pra faze-lo dormir novamente. Já tentei deixar ele chorando sozinho, mas não tem jeito ele não dorme novamente sem q eu vá lá. Preciso dormir bem, eu trabalho e fico caindo de sono… não dá, e não sei o q fazer.

    • Muitas crianças acabam arrumando indutores diversos para o sono. Podem ser a chupeta, o balanço, um passeio de carrinho ou, no seu caso, esse hábito de chupar seu braço, pescoço ou dedo. Não há necessidade de deixá-lo chorando sozinho, nem é recomendado mas, é preciso ajudá-lo a se desfazer desta mania ou substituí-la por outra que não prejudique o sono de ninguém. Vou falar sobre isso e como resolver esse tipo de questão em minha palestra on-line amanhã às 20:30 (horário de Brasília). As informações estão disponíveis no site: http://goo.gl/XgkI7s
      Atenciosamente
      Renata Konzen

  • Bom dia! Minha filha tem 3 meses e meio. Mama as 20:30 depois do banho e capota. Fico meia hora com ela no colo dormindo pra evitar que vomite pois tem um pouco de refluxo. Coloco no berço já capotada. Como o berço é elevado devido ao refluxo ela escorrega e acaba acordando de madrugada por volta das 03:00h. Ajeito ela e dou a chupeta e ela ja volta a dormir. Nao preciso dar de mamar mas to tendo que colocar a chupeta o tempo inteiro, pois cai e ela ja comeca a resmungar. Nao sei o que fazer pois levanto muitas vezes só p por o bico. E de dia ela só dorme no colo, um pouco é devido ao refluxo e um pouco é costume. O que fazer?

  • Minha filha tem 3 meses i n dorme cochila é acorda assustada chorando tem 4 dias q n durmo com ela chorando o que pode ser?? I ela é MT agitada chorar sempre pra dormi

  • ola , meu filho tem 6 meses e não dorme bem a noite acorda 3 a 4 vezes , a pediatra dele pediu q eu eu deixasse ele dormir sozinho mesmo que ele chorasse q ele iria chorar por no máximo 3 dias.Ele chorou muito no começo mais depois de 1 semana ele deu um melhorada mais continuava acordando pela madrugada meu marido ia até o berço e acariciava ele e ele voltava a dormir rápido , só q agora ele voltou a acordar chorando muito sem parar , na verdade ele grita e grita muito alto essa noite não aguentei peguei ele e coloquei ao meu lado na cama , alias por conta dos gritos constantes minha vizinha disse que vai chamar conselho tutelar para o meu marido , estou desesperada me ajudem

  • oi minha filha tem 1 ano e ta tendo muita cólica,ela mamava no peito eu tirei e ficou sem fazer coco duas semanas e agora ela fez só que ta dendo muita cólica já não

    sei mas o que fazer?

  • minha filha caiu do carrinho de bebe levei pro hospital tava tudo bem, so q depois da queda ela nao dormi como antes acorda na noite chorando e dificiol de acalentar ela o q eu fasso???

  • Meu filho tem 1 ano e 6 meses.so mama no peito e acorda várias vezes a noite para mamá, já tentei não dá, mais ele chora muito, o que fazer para ele tomar mamadeira, ele não toma por nada, já fiz de tudo

  • Ola..meu filho tem 6meses e faz um mes que nao esta mais durmindo durante a noite…ele agora acorda que quer mamar e acorda varias vezes…estou bem cansada sera que nao sustento mais ele?!

  • Meu filho tem 4 meses e desde que nasceu não tem um sono tranquilo, ele é muito agitado.Tida madrugada acorda chorando fica coçando a cabeça, o nariz, o ouvido.A médica passou um anti alergico, mas não resolveu, ele não dorme direto. Não sei mais o que fazer.Obedeco uma rotina toda noite

  • meU bebe tem 3 meses há duas semana não quer durmir a tarde quer brincar i tempo todo, dorme. Meia hora. e já acorDa com todo pique…?

  • Olá meu bebê tem 50 dias ele acorda apenas 1 vez p mamar de noite chegoua a dormir 6 horas direto já. Ele já tem uma rotina de sono coloco ele p dormir no berço pelas 23:00 23:30 ele acorda pelas 5:00 5:30 mama e as vezes já dorme no peito mesmo. Acho que não preciso acordar ele p mamar mais vezes né? Ou estou enganada? Mas em compensação de dia só quer colo e dorme bem pouquinho, mas eu dou bastante colo mesmo pq ele dorme muito bem a noite.

  • Minha filha Tava chorando MT ao amamentar daí eu e minha mulher resolvemos dar primeiro leite ninho ela choro MT na mamadeira depois leite e saquinho mesma coisa.. nos passamos no pediatra ele passo nan 1 mas ta a msm coisa!! E agr ela não dorme e chora MT será q os leites derao alguma complicação??? Ela chora passa a emprecao q está com dor!!!

  • oi meu filho de 1 ano e 8 meses dorme entre 1:30 da manha ai dorme ata as 11 da manha de pois
    dorme atarde entre as 15 horas ate umas 17horas ,se acordo ele mas sedo fica chorando o tempo todo com sono e se eu nao deicho ele dormir atarde ele dorme la peles 20horas mas acorda la pelas 23 horas como e qual omelhor horario e bom para ele dormir e acordar ele nao corda ne para mamar devo dar mama a ele?obrigada.

  • Não sei mais oque fazer meu bebe têm 7 meses e só quer ficar no colo enquanto esta acordado não consigo fazer mais nada por favor me deem uma solução.

    • Experimente ficar com ele no colo por um longo período – tipo 2 horas – e veja se melhora no restante do tempo. Bebês realmente gostam muito de colo!

  • meu bebê tem 4 meses e chora quando mama as vezes dou o mama em pé para ele nanar um pouco mais , pois ele está mamando pouco , Pq isso acontece?

  • Olá, meu bebê tem 2 meses e ele acorda para mamar de 30 em 30 minutos, isso é normal?
    Por favor me tire essa dúvida.
    Obrigada.

    • Olá não é normal não seu bebê está fazendo seu peito de chupeta tenta ver se está com cólica pode ser esse o motivo pq o peito acalma !! Boa sorte

  • Olá minha bebe dormia a noite toda ai fui no pediatra ela mandou qam amentaremse pelo menos de 5 hora no máximo agora meu bebê tem 5 messes e acorda a noite toda querendo mamadeira ou gritando o que posso fazer ela não fazer mas isso e dormi a noite toda me salva obrigado! !!!

  • Meu bebe fais dois dia que não mama no peito dai não pode dar mais ele ta sentindo falta

  • Oi minha filha tem 1 ano e 1 mês ela dorme na cama, no colchão, no chiqueirinho,
    em qualquer lugar ai a noite coloco ela no seu quarto mais ela ta acordando toda a madrugada la pras 3 da manhã não sei como agir ai não aguento e coloco no meu quarto mais eu ficaria muito feliz se ela dormisse a noite toda no quarto dela. me ajude?

  • essa j

  • Oi minha princesa tem 3 meses e 7 dias e já vai fazer uma semana que ela acorda chorando gritando e quando está acordada chora muito comose tivesse com dor aperto a bbarriguinha dela aí mesmo que chorado flagass a ela luftal e nada ainda é ela tá fazendo coco mole tipo diarréia e tá saindo com muitoo muco e esverdeado a 3 semanas atrás ela evacuou com sangue a mostrei a pediatra dela e ela disse que ela é alérgica a leite aí me passou uma dieta pra não comer nada que contenha leite e estou fazendo mas ela deveria fazer um exame pra saber ser ela é realmente alérgica a leite ne pq ela não fez exame nenhum nela falo de boca e minha filha agora não tá mamando direito no peito e senti muita fome tadinha tô com pena dela e o leite que a pediatra passou custa 130,00 e não tenho condições o nome e do leite e pregomin desde já agradeço pela atenção

  • Minha filha tem oito meses, ela acorda de hora hora pra mamar, estou exausa, o que devo fazer pra ela dormir a noite toda, eu não tenho muito leite e estou querendo parar de amamentar. Eu sai do trabalho pra cuidar dela, mas estou mais casada. Me ajudem por favor.

  • Olá,queria ver com vc,minha irmã tem um menino de 5 meses,faz uma semana ela acorda de madrugada num choro desesperado,e não quer mais dormir,mas é um choro desesperador,não sabemos mais o que fazer.

  • Ola minha filha tem 6 meses e acorda de 2 em 2 hrs ou de 3 em 3 hrs de madrugada,nao deixo ela dormir no peito,e ainda sim ela acorda de noite!a pediatra disse para eu nao dar mais o peito de madrugada,e qdo ela acordar dar a chupeta e carinhos para acalma-la,e nao pegar ela no colo.
    Sera que da certo mesmo?estou desesperada,e cansada,o pior é qdo minha filha chora,a rua inteira deve ouvir ?

    • Oi Camila, como estão nas dicas é importante você ficar atenta para ver o que pode estar acontecendo com sua pequena. Se é um pico de crescimento ou desenvolvimento, se é vontade de ficar pertinho de você no seu colo, ou se é fome. Todas essas coisas podem interferir no sono do bebê. Não somos muito a favor de deixar o bebê chorando, nunca deixe seu filho chorando “de verdade” sem ser acolhido, lembre que estão construindo uma relação de amor e confiança. Tenha calma, se possível leia o livro Sono do Bebê, Durma Tranquila. Tem na sessão de e-books aqui da Mãezíssima.
      Tenha paciência, persistência que tudo dará certo!
      Fique com Deus!