Vídeo: Como perguntar sobre o dia na escola?

Quais as perguntas certas para fazer ao seu filho para conseguir realmente saber como foi seu dia na escola? Nesse post, as psicopedagogas Danielle e Michelle, nos ajudam nesse dilema. Confira o texto e veja o vídeo.

Vídeo: Como perguntar sobre o dia na escola?
Criar e Educar,  Especial
27 de março de 2016

Seria maravilhoso se nossos filhos chegassem a casa e sentassem à mesa conosco para conversar sobre seu dia, não é mesmo? Só que não é assim que funciona o universo infantil. As crianças não contam tudo que passam ou sentem através da conversa direta e isso traz angústias para os pais que ficam longe durante as horas de trabalho. Então, como saber o que aconteceu na escola? Será que houve brigas? Será que seu filho está feliz?  Como foi o dia dele?

Leia também:

Idade escolar: Quando colocar os filhos na escola?

Alfabetização precoce, por que esse não é um bom caminho?

Como fazer uma adaptação escolar respeitosa

Na maioria das vezes, a melhor forma de conseguir capturar alguma informação das crianças é conversando de uma forma indireta. Perguntar à criança como foi o dia dela é muito abrangente e direto e, geralmente, os pequenos responderão com um famoso “não sei”! Nesse caso, o melhor mesmo é indagar sobre momentos, detalhes ou preferências. Veja alguns exemplos: “Vocês brincaram no parquinho hoje?” “Qual coleguinha você gostaria de convidar para dormir aqui em casa um dia?” “Houve brincadeiras com massinha?”

escola

Faça perguntas indiretas, brinque de desenhar.

Mas nem sempre esse diálogo basta para que os pais compreendam tudo que almejam! Então, uma alternativa é brincar! Isso mesmo, através da brincadeira a criança solta seu imaginário e traz seus sentimentos e pensamentos. Como bons observadores e, conhecendo a personalidade de seus filhos, os pais podem perceber peculiaridades valiosas. Ainda nesse contexto, apesar dos jogos serem muito legais, para esse momento o interessante é aguçar o imaginário! Deixe que seu pequeno(a) sugira a temática do faz de conta e entre em seu mundinho de fantasia! Com certeza, nesse momento você (pai) terá alguma pista em suas falas, encenações, papéis de representações e atitudes. Você conhece seu filho e sabe o que vem dele e o que está trazendo de novo. E também pode avaliar se tais novidades são legais ou não.

Outra forma de avaliar como foi o dia de seu filhote é através de um desenho! Se a criança estiver disposta a fazê-lo, há um material muito rico a ser analisado, tendo em vista que o ato de desenhar pode projetar questões de seu inconsciente. As cores são fortes ou fracas? Há violência, representações sexuais? Pessoas, amigos, professores e etc. Tudo pode servir de base para uma observação. Mas é importante deixar claro que uma análise mais profunda desse material somente um profissional poderá fazer. Essas dicas servem exclusivamente para um momento corriqueiro de brincadeira entre pais e filhos! Caso esteja suspeitando de algo grave, procure um profissional para auxiliá-lo nessa análise!

Confira o vídeo com as dicas:

Assista outros vídeos sobre vida escolar

Inscreva-se no nosso canal do Youtube.

Michelle Klaumann e Danielle Gross de Freitas – psicopedagogas do Espaço Mediaçãocontato@espacomediacao.com.br

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *