Momento da leitura

Uma atividade que traz muitos benefícios para a educação do seu filho, pode começar desde a barriga da mamãe e não tem limite de idade, estreita os laços familiares e ainda por cima é uma delícia? Só pode ser o momento da leitura.

Momento da leitura
Criar e Educar
7 de agosto de 2013

Para os pais que precisam passar muitas horas fora de casa, pensar e organizar um momento especial com os filhos é fundamental. O momento da leitura é uma ótima atividade para esses casos.

Os benefícios são inúmeros, já adianto que não darei conta de listar todos por aqui. Mas a fonoaudióloga e contadora de histórias do Papo de Mãe Coruja, Andrea Jully Enjiu, resume bem dizendo que “ouvir alguém ler ajuda no desenvolvimento da linguagem oral, escrita, fortalece os laços entre pais e filhos, estimula a curiosidade, a criatividade e o interesse em conhecer novos livros”.

A escritora de literatura infantojuvenil, professora e também contadora de histórias Marilza Conceição lembra que o mais importante é que a leitura desperta o “pesquisador” na criança. E quando acontece esse momento mágico os pais nunca mais terão problemas com filhos desinteressados em aprender.

Mês dos Pais

Mas todo pai consegue fazer o momento da leitura?

“O pai já é um contador de histórias por natureza”, tranquiliza Marilza. Para ela a dica é começar se desinibindo aos poucos. Contando os episódios da própria família, coisas pitorescas, histórias da sua própria infância. O momento da leitura pode se tornar especial para toda a família. Um momento especial para criar uma cultura literária do afeto e assim transmitir os valores familiares, o amor e o acolhimento.

Agora se está na dúvida se é a atividade certa para você e seu filho, experimente dar livros a ele. Você vai ver que crianças são apaixonadas por livros!

 Dicas práticas:

Leia todo o livro antes de ler com seus filhos. Eles podem fazer perguntas antes do final da história e é importante que o pai saiba o que vai acontecer com os personagens.

Prepare o ambiente. O livro deve estar ao alcance das crianças desde muito pequenos. No momento da leitura o ideal é um lugar agradável e silencioso, para que a criança associe o bem estar à leitura. E nesse momento colinho do pai pode ser uma ótima pedida.

– O momento de leitura não deve ultrapassar 15 minutos. Mas seja sempre flexível.

Faça as vozes dos personagens com toda a emoção da história. Isso ajuda a criança a se manter cativada e atenta.

Estimule a criança a fazer perguntas. Ajude no despertar da curiosidade.

 criança que lêPor idade:

0 a 3 anos. As crianças podem começar a ter contato com livros e histórias desde muito pequenas. Existe uma enorme variedade de produtos em materiais maleáveis como livros em tecido voltados especialmente para os bebês. Também tem os livros de banhos. Porque não aproveitar o momento na banheira para ler uma historinha?

Ler para as crianças desde pequena ajuda a ampliar o vocabulário, assim como ensina a falar corretamente. Também prepara a criança para a idade escolar, tornando as letras conhecidas.

Idade escolar: Quando as crianças já estão na idade escolar o papel do pai muda. Ao invés de ser o único que traz os livros até a criança, ele passa a receber as indicações da escola. Nesse momento é fundamental que o pai demonstre interesse pelo que o filho está lendo. “Se ele trouxer um livro da escola e quiser mostrar, você precisa parar 2 minutos para ver e combinar um outro momento de leitura. Mas é fundamental valorizar a leitura”, conta Marilza.

Que tal separar a historinha e começar hoje mesmo essa deliciosa atividade?

Link recomendado:

Cuca de gente miuda: Site com dica de livros por idade de 0 a 9 anos e por temas.

Que histórias você gosta de ler para seus filhos? Participe através da nossa página ou escreva para contato@maezissima.com.br

posts relacionados

Comments are closed.