Idade escolar: Quando colocar os filhos na escola?

Qual é a idade certa para colocar os filhos na escola? Nesse texto as psicopedagogas Danielle e Michelle, do Espaço Mediação, ajudam nessa decisão com algumas perguntas bem simples. Confira:

Idade escolar: Quando colocar os filhos na escola?
Criar e Educar
16 de fevereiro de 2016

É normal que as mamães tenham dúvida quanto ao momento certo de levar seus filhos para a escola. Essa é uma pergunta corriqueira no Espaço Mediação.

Mas antes de responder a esse questionamento achamos importante salientar que essa dúvida só cabe às mamães que possuem filhos abaixo dos quatro anos, uma vez que nessa idade a matrícula na instituição de ensino passa a ser obrigatória! Além dessa condição, as mamães que possuem essa dúvida são aquelas que têm alguma condição de manterem seus filhos em casa. Então, ou elas não estão trabalhando ou possuem algum profissional para cuidar da criança, ou ainda exercem algum tipo de atividade em casa com os filhos. Lembrando sempre que para as mães que trabalham, uma escola que respeite a criança e a infância é uma aliada.

Diante desse cenário, sempre questionamos às mães sobre alguns pontos, que ela mesma pode avaliar, referente ao seu contexto familiar, que irão auxiliá-la a tomar tal decisão. São elas:

  • Seu filho possui outras crianças para brincar?
  • Seu filho possui um local (parque, quintal, casa da avó e etc) que possa brincar e correr livremente?
  • A mãe está sentindo necessidade de um momento de refúgio durante o dia? Sente que a rotina com a criança está muito desgastante?

São perguntas extremamente simples, porém essenciais porque nessa idade o que importa é realmente a socialização da criança e o momento do brincar, fantasiar e desenvolver-se com outras crianças. Não acreditamos que a criança deve “aprender” algo que não seja de forma natural na primeira infância. Além disso, um contexto familiar sadio e tranquilo é essencial! E por isso questionamos, também, o bem estar da mamãe!

É claro que nesse processo, a escolha da escola é muito importante, mas daí o assunto já é outro e em breve falaremos desse tema.

 

Michelle Klaumann e Danielle Gross de Freitas – psicopedagogas do Espaço Mediaçãocontato@espacomediacao.com.br

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *