Segurança na Internet – Como configurar restrições no youtube

Aqui está um guia bem simples sobre como ativar o Modo de Segurança de acesso aos vídeos do YouTube, tanto no seu navegador do PC ou Laptop, quanto em Tablets e Celulares com IOS. Enviado pela super Mãezíssima Juliana Cassab

Segurança na Internet – Como configurar restrições no youtube
Criar e Educar,  Especial,  Sem categoria
7 de junho de 2016

Sabemos que o acesso das crianças ao YouTube tem acontecido muito cedo por conta dos Tablets e Celulares que acabam caindo em suas mãozinhas. Volta e meia se escuta “Nossa, mas ele (a criança de três anos!) entra no YouTube e acha a Galinha Pintadinha sozinho!” Jesuis, Senhor, Maria José! Daria para discutir e citar milhões de questões acerca do assunto, mas só para refletir um pouco, considere o seguinte:

Você sairia para viajar por dias e deixaria a porta da sua casa escancarada com seu filho sozinho dentro? É assim que agimos ao deixá-los livres e à vontade no uso da tecnologia.

Existem regras básicas que deveriam ser seguida por todos os pais, como por exemplo:

– Seus filhos e filhas têm smartphones? Você os acessa para “vistorias”, mesmo que básicas, com regularidade?
– Eles têm televisão e computador no quarto? Possuem um tablet disponível, seja próprio ou da família? Acessam conteúdo online longe de suas vistas livremente e sem controle de tempo de acesso? Não seria uma melhor ideia estabelecer tempos de uso máximos diários inegociáveis e deixar o computador em um lugar de trânsito intenso da casa?
– Você tem visto o histórico de acesso dos seus filhos aos conteúdos visitados?
– Você tem realmente ideia DO QUÊ seu filho(a) tem acessado, assimilado e visto nesse mundocão on-line?

Nos dias de hoje, quais seriam os limites das privacidades individuais quando a questão são as responsabilidades maternas e paternas junto a seus filhos menores de idade?

Para ajudar a sensibilizar mais nesse aspecto suas percepções, indico uma excelente fonte pra fazer pensar: ASSISTA ao filme Homens, mulheres e filhos (Men, Women & Children, 2014, do mesmo diretor de Juno e Obrigado por fumar). Traz uma visão realista e alarmante sobre o comportamento das famílias diante da internet hoje e as consequências disso. (Quem tem Telecine pode ver de graça no Play. Ah, e não é um filme para crianças, a classificação indicativa é 16 anos.)

Tudo está à disposição sem restrição em um clique ou toque de tela. Nossa vigilância e proximidade não conseguem filtrar os conteúdos que chegam a todo o momento aos olhos e ouvidos dos nossos filhos. Se nós adultos somos vítimas dessa avalanche, imagina o que acontece com quem está com os valores e personalidade em formação?Procure no Google sobre o assunto, jogando por exemplo a frase“dados da internet para alertar os pais” ou “publicações sobre segurança na internet para crianças e jovens”. Há muito material e informação relevante. Você vai entender, por exemplo, que praticamente tudo acessado na internet deixa rastros. Para o bem e para o mal. Sabia que dá para acessar o histórico dos termos de pesquisas feitas no Google e no YouTube pelo usuário, se ele usa o buscador logado com uma identidade? Tá tudo lá. Visitá-lo periodicamente em computador usado pela família/filhos pode ser importante.

Então vamos a uma ação simples, vamos começar pelo Youtube. Veja agora como configurar esse Modo de Segurança para que seja restringido o acesso das crianças a conteúdos impróprios. É um recurso falho e às vezes irrita porque bloqueia de forma errônea certos vídeos que se deseja ver, mas para quem tem filho, não custa ativá-lo.

Como configurar restrições no Youtube – PC ou Laptop:

No PC ou Laptop, faça o seguinte (aqui o tutorial foi feito com o Chrome):

restringir yotube

Mas, se a restrição se der a algo desnecessário, o que fazer?

YouTube_Modo_Anonino

 

Como configurar restrições no Youtube – Tablets:

YouTube_ModoRestritoApp

 

Para saber mais acesse o próprio YouTube:

Desativar ou ativar o Modo restrito
https://support.google.com/youtube/answer/174084?hl=pt-B

E também Recursos para pais
https://support.google.com/youtube/answer/2802272?hl=pt&ref_topic=2946312

Espero que eu tenha conseguido comunicar bem o processo e que o material ajude outros pais.Até!

Juliana Cassab-  Professora/ Publicitária/ Artista. E também sou mãe da Júlia, menininha que chegou por aqui há 5 anos e virou tudo do avesso. Entre as várias coisas feitas antes da maternidade chegar, eu lecionava informática no Senac. Muita preocupação e uma conversa de mãe adicionada a isso foio motivador para euescrever sobre esse assunto. 

Fale com a Juliana: j_cassab@msn.com \\ www.julianacassab.wordpress.com \\ www.coisasodemae.wordpress.com 

posts relacionados

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *