Seu filho está pronto para o 1º ano do fundamental?

Como identificar se seu filho está pronto para a mudança da educação infantil para o ensino fundamental? Nesse conteúdo um áudio com profissionais da área de psicopedagogia e neuropsicologia. Você precisa ouvir isso!

Seu filho está pronto para o 1º ano do fundamental?
Criar e Educar,  Especial
9 de novembro de 2016

Fim de ano chegando e a maioria das famílias com crianças entre 5 e 6 anos vive o dilema da entrada no 1º ano do ensino fundamental. Principalmente nos estados do sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) temos a possibilidade de “escolher” entre deixar a criança mais um ano na educação infantil ou colocar no 1º ano do fundamental. Nesses estados a data de corte não é dia 31 de março, mas 31 de dezembro. Ou seja, a criança que completar 6 anos até dia 31 de dezembro de 2017 já pode entrar para o 1º ano. Mas como perceber se nossos filhos estão preparados para esse novo desafio?

Nessa nossa primeira conversa em áudio, conversamos sobre como identificar sinais que podem ajudar os pais na decisão de permitir ou não que a criança entre no 1º ano do fundamental. Nossa conversa foi com a Danielle Gross, psicopedagoga escolar e clínica no Espaço Mediação, e a neuropsicóloga infantil Ana Gandour.

Ouça, compartilhe, divulgue e envie suas dúvidas. Sugestão: ouça com fones de ouvido que o áudio fica melhor!

Algumas dicas que foram faladas na nossa conversa.

  • Segurar a criança não significa atraso.
  • “Repetir” o último ano da educação infantil não irá gerar tédio ou desinteresse pela escola.
  • Ir para o ensino fundamental é realmente um marco na vida da criança e por isso exige atenção.
  • A educação da criança não deveria ser vista como uma escada, mas como uma espiral.
  • Antecipar a criança, sem que ela esteja pronta, pode acarretar em dificuldades de aprendizagem que poderão acompanhar em todas as etapas da sua vida futura.

IMPORTANTE: saber mexer no celular não é indicativo de maturidade emocional ou intelectual para o avanço no ensino fundamental.

Seu filho está pronto para o 1º ano do fundamental se:

  • A criança consegue passar um pouco mais de tempo concentrada em uma só tarefa
  • Interesse pelas letras e pelos números, se reconhece letras e alguns números.
  • Curiosidade sobre as histórias, livros e etc.
  • Capacidade de executar tarefas com começo, meio e fim. Planejar mentalmente antes de executar.

É muito importante escutar a criança, se ela tem o desejo de entrar nessa nova fase de vida escolar, sem esquecer que a expectativa da família também é decisiva nessa fase.

Espero ter ajudado vocês com esse conteúdo. Fiquem a vontade para sugerir temas, enviar perguntas e dúvidas sobre educação e criação dos filhos.

Nos vemos no próximo!

Grace  I. Barbosa ─ Mãezíssima

Grace e Julia perfilIdealizadora e fundadora da Mãezíssima. Mãe da Julia, jornalista, escritora e empreendedora. Aprendendo todo dia a ser uma mãe possível. Amante das boas histórias e de compartilhar conhecimentos que realmente fazem a diferença na vida dos leitores.

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *