20 erros mais comuns em festa infantil

Um guia prático para sair tudo perfeito na festa do seu filho. Afinal, festa infantil tem sim seus segredos!

20 erros mais comuns em festa infantil
Especial,  Festas
15 de novembro de 2015

Trabalhando com eventos por tanto tempo, principalmente festa infantil, acabamos nos deparando com inúmeras situações chatas que com um pouco de orientação poderiam ser evitadas e permitir a família aproveitar ao máximo os momentos que tanto sonharam. As situações abaixo vão te ajudar a se prevenir daqueles imprevistos que te deixam na maior saia justa, fique de olho!

Leia também: Festa em casa! Com muita economia e muito amor!

Leia também: Mesa de frutas em festa infantil, dá certo?

20 erros mais comuns nas festas infantis!

1. Não solicitar confirmação de presença

Não tem como receber bem seus amigos e familiares se você não souber, em média, para quantos convidados. Para isso é importante marcar uma data, no próprio convite para que os convidados possam avisar se comparecerão ou não. E essa data tem que permitir que você ligue para os que não responderam e sonde a sua participação.De maneira nenhuma entenda o não comparecimento com falta de consideração. Confiar totalmente na confirmação de presença. Sempre se programe para 10% a mais do numero de convidados (Lembrancinhas de festa infantil principalmente)

 2.Não servir comida de criança

Ou seja, não ter ao menos uma opção adaptável. Exemplo: não ter água ou suco no cardápio. Inclusive em eventos adultos. Falamos bastante mesa de frutas . Mas não espere que seu filho ou os amiguinhos sentem pacientemente e comam um cachorro quente e tomem seu suco enquanto os demais correm pelo salão. Sem falar em combinações nada chamativas para os pequenos como doces com nozes, queijos fortes, etc. Festa infantil precisa de comida de criança.

comida para crianças festa infantil

Mesa das crianças. Comemore Sempre

3.Não descansar o suficiente antes da festa. (Especial para as mães)

Procure descansar na semana do aniversário. Digo na semana porque se optar por fazer a festa você mesma, a véspera será a hora de ir pra cozinha! Não se desespere, essas horas de trabalho foram bem planejadas e é assim mesmo, comida fresca tem que ser feita, no máximo na véspera.

4. Mudar a rotina do bebê (Seja ele o aniversariante ou irmão mais novo)

Planeje com antecedência o início da festa e o horário do parabéns .Definido isso, analise a rotina atual do bebe (não deve ser horário de janta/banho/dormir) caso seja, altere aos poucos para dar tempo dele se acostumar. Na véspera e no dia da festa, tente diminuir a ansiedade. É um ótimo dia pra dormir na casa dos avós! Respeite o tempo da criança, se dormiu no inicio da festa ÓTIMO, deixe ele dormindo.

5.Não levar uma muda de roupa para o “Parabéns” (para todos, adultos inclusive!)

Acidentes acontecem, inclusive e, principalmente, com o papai!

6.Não tirar fotos com TODOS os convidados.

Seja pelo motivo que for, você vai se arrepender de não ter essa lembrança. Os convidados estão reunidos pra celebrar seu pequeno, é muito carinho envolvido e você vai querer se lembrar no futuro. Isso não quer dizer tirar as fotos com o aniversariante. Prepare um espaço de fotos legal, muitas plaquinhas e você e seu marido façam esse carinho a todos os presentes. Se o aniversariante estiver disposto e for junto, ótimo. Mas não se sinta obrigada a leva-lo/ força-lo

7.Não contratar um fotógrafo profissional.

Não caia na tentação de deixar aquele primo/amigo/cunhado com uma “maquina legal” responsável pelas fotos do evento. Ele não curte a festa. Ou curte demais e não fotografa. Hoje existem inúmeros pacotes e profissionais competentes. Pesquise, compare e garanta o registro desse momento que você preparou com tanto carinho!

Exemplo pessoal das MINHAS fotos do aniversário de 5 anos do meu mais velho:

8.Não incluir o papai ou mais alguém na organização do dia

Seja para orientar a pessoa que te ajudará a servir, seja para trabalhar com você, ou receber os pais dos amiguinhos da escola. O trabalho precisa ser em família, evite a centralização, porque mesmo que ache que não seu “trabalho” será conversar muito com seus convidados, e a festa não pode parar! Maridos (pelo menos o meu) funcionam bem com listas. Combine de véspera o que você espera dele, o encarregue de tarefas e acompanhe (de longe) a execução.

9.Calcular mal o horário do parabéns

Deixar a criança irritada pela demora do “Parabéns para você” ou cansada demais pode arruinar o momento. Como já falei, na Comemore Sempre trabalhamos com parabéns em 3 horas do convite (a maioria dos buffets trabalha com duas). Fiz essa opção porque acredito que o serviço fica mais linear e funciona melhor. Servimos todos os salgados antes das velas e ao cantar a parabéns a festa segue esvaziando naturalmente.

10.Adiantar o parabéns por causa de um convidado

Não altere seu planejamento por nenhum convidado (na verdade nenhum convidado deveria pedir isso pra você). A maioria está somente ansiosa para atacar os doces e não sabe como você planejou seu cardápio/ serviço.

11.Não estar preparada para entreter as crianças em caso de chuva

Aqui não tem erro: lápis, papel, muita música, morto-vivo, estátua e lembranças da sua infância. Acredite em mim as crianças vão adorar brincar aquela sua brincadeira favorita!

20 erros festa infantil

Imagem: Comemore Sempre

12.Entrar em qualquer tipo de conflito com as crianças convidadas

Dentro do possível, oriente-os. Mas não dê ênfase ao seu mau comportamento, só interfira em casos extremos. Se for necessário intervir, faça SEMPRE na frente do responsável da criança, e SEMPRE com calma.

13.Envolver-se no conflito dos pequenos.

Conselho pra vida!

14.Permitir que seu bebê passe de colo em colo ou seja hiperestimulado.

Você já passou o dia em um local barulhento e chegou em casa com uma dor de cabeça daquelas? Imagine você, passar 4 horas, trocando de lugar de 2 em 2 minutos e todos chamando seu nome o tempo todo?

Evite que outros chamem incessantemente a criança atrás do fotografo. Te garanto que as fotos mais lindas serão as espontâneas! De novo a regra de ouro do colo! Se o bebê estiver no colo de alguém ele pode ser fotografado. Mas não deve trocar de colo “só” para uma foto.

15.Não combinar com os fornecedores a entrega dos produtos, principalmente de alimentação

Nenhuma taxa de entrega é cara demais no dia da festa! O tempo voa e nesse dia será precioso! Se não foi possível a entrega, combinar a retirada dos itens em horários diferentes. Se não houver entrega faça um roteiro e programe todos os produtos para serem retirados em uma viagem só! Me agradeça depois!

16.Não comprar (e gelar) as bebidas de véspera

 

17.Não fazer o check list detalhado de entrega e retirada do salão do prédio

Olhe tudo, desde marca de fita na parede, copos faltantes e até riscos no chão. Se possível fotografe as avarias!

18.Não ter o celular de emergência de todos os fornecedores contratados

Deixe também ao menos 3 pessoas de sua confiança deixadas de stand by. Tenha o contato de TODOS os fornecedores sem exceção.  Essa é a hora de deixar a tia e a madrinha de sobre aviso. Sempre precisará correr no mercado, buscar gelo…

19.Deixar seu filho abrir os presentes no meio da festa (para festas de tamanho médio)

O resultado são brinquedos novos, com peças perdidas antes da primeira brincadeira. Presentes estragados na frente do convidado que o presenteou, choro de crianças convidadas querendo o brinquedo novo, e seu filho não querendo dividir.

20.Não parar, nem que por 5 min e brincar com seu pequeno.

Respire, olhe pra ele e registre no coração a felicidade do pequeno. Faz tudo valer a pena, Acredite!

20 erros festa infantil

Mirussia – Comemore Sempre

Mirussia Remuszka, Festeira profissional na Comemore Sempre – Festas e Eventos, mãe do Yohann e do Théo que acha que comemorar com quem se ama é a melhor coisa da vida.

posts relacionados

Comments are closed.