Atividades para crianças na cozinha – por idade

O que fazer com a criança na cozinha? Nesse post você encontra atividades sugeridas por idade para você incluir seus pequenos no preparo das refeições. Confira:

Atividades para crianças na cozinha – por idade
Alimentação,  Especial
27 de outubro de 2015

Cozinhar com as crianças pode ser uma ótima maneira de criar novos hábitos alimentares, incentivá-los a experimentar novos alimentos e ensiná-los a preparar as refeições. As atividades devem ser de acordo com cada faixa etária, mas trazendo as crianças para a cozinha você estará criando adultos que saberão preparar suas refeições facilmente. E claro, gostar de se alimentar com qualidade e de forma saudável.

Mesmo as crianças pequenas podem participar de alguma maneira nas atividades da cozinha. Ali ela pode treinar sua coordenação motora cortando alimentos macios ou rasgando folhas com as mãos. Pode treinar e aprender matemática, química e biologia. Outro benefício enorme dessa atividade é a proximidade entre mãe e filho ou pai e filho. Em vez de colocar seu filho para assistir desenho enquanto você prepare as refeições, experimente traze-lo contigo. Preparar as refeições pode se tornar um momento especial em família. 

Agora que você já conhece os benefícios de levar as crianças para a cozinha, vamos falar um pouco sobre as atividades por faixa etária.

Leia também: Cozinhar com os filhos: preparando o ambiente

Leia também: Brincando de ajudar – como incluir os filhos na rotina diária

Menores de 3 anos

Levá-los as compras – para algumas famílias levar crianças pequenas para as compras pode se tornar um pesadelo. Mas se você envolve-lo na escolha dos alimentos pode ser divertido. Ensinar nomes das frutas e vegetais, as cores, alguma vitamina do alimento, deixá-lo guardar a fruta que você escolheu no saquinho plástico! A ida ao mercado pode se tornar um divertido momento em família.

Lavar frutas, legumes e folhas – separe um banquinho ou coloque uma bacia com água na própria mesa de alimentação da criança. Neste caso muito provavelmente você precisará dar uma mãozinha para higienizar corretamente. E claro, crianças amam brincar com água. Vai ser uma diversão só!

Mexer ingredientes – lembre-se que os ingredientes precisam estar à temperatura ambiente e em algum recipiente que não quebre caso caia no chão.

De 3 a 5 anos

Além das atividades anteriores…

Medir os alimentos – já é possível usar colheres e outras medidas dosadoras para separar os ingredientes. Esse também é um ótimo jeito de trazer a matemática para o dia a dia da criança.

Cortar alimentos macios – banana, morangos, kiwi, tomate, cogumelos e demais alimentos macios podem ser cortados com facas de plástico firme. Também é um exercício de coordenação motora excelente!

Empanar alimentos – receitas que necessitem empanar você pode solicitar que a criança auxilie em passar o alimento em uma das misturas. E empanados podem ser assados, ficam mais saudáveis!

Cortar com as mãos – rasgar folhas para saladas por exemplo!

Peneirar – peneirar alimentos secos pode ser menos trabalhoso se apoiar a peneira na tigela e bater com uma colher ao em vez de sacudir.

De 5 a 7 anos

Além das atividades anteriores, você pode ensinar seu filho a utilizar alguns eletrodomésticos e misturar a atividade de cozinhar com outras áreas de educação.

Cortar utilizando tesouras – você pode reservar uma tesoura para esta atividade, que pode ser do tipo escolar para não ter riscos e utilizá-la para cortar folhas de saladas ou temperos.

Ralar alimentos – com esta idade as crianças começam a ter a coordenação mais fina, mas mesmo assim os cuidados são necessários para não haver acidentes. Comece por alimentos macios e evolua gradativamente.

Espero que vocês tenham gostado das dicas de atividades e principalmente se animado para levar as crianças para a cozinha. Ficou com alguma dúvida? Tem sugestão? Deixe seu comentário!

Cristiane Crisuk ─ Nutricionista Infantil

Cristiane Crisuk- Autor do MãezíssimaNutricionista de formação, descobrindo as maravilhas da nutrição infantil sendo mãe da Isa Maria. Sempre gostou de cozinhar e agora mais ainda. Atualmente desenvolve trabalho de educação nutricional infantil no hospital que atua e também em escolas. Está desenvolvendo projeto para oficinas com abordagem na alimentação e nutrição infantil, e também atendimento domiciliar para famílias.

posts relacionados

1 Comment

  • Adorei as atividades! s2