Ilustrações retratam a beleza da maternidade

Ilustrações retratam a beleza da maternidade
Especial,  Sem categoria
17 de junho de 2016

Quando a arte encontra a maternidade, o resultado são obras de imensa sensibilidade e beleza. Esses desenhos me encantaram profundamente. São ilustrações da artista, professora, publicitária e mãe Juliana Cassab. Os desenhos feitos com grafite sobre papel retratam a mãe gestando e cuidando do seu bebê e fazem parte da série Mulheres/ Maternidades.

desenhando maternidade

Juliana Cassab

 

Encantada com os desenhos pedi para a artista contar um pouco da sua história. Então, se você também se apaixonou por essa série, espere para conhecer a história por trás dela.

Desenhando a maternidade – Juliana Cassab

Entre outras coisas, sou Professora por vocação, Publicitária por atuação, Profissional em Marketing por formação e Artista-Desenhista-e-Quase-Fotógrafa por paixão. Agora sou uma mulher de 39 que foi mãe há pouco, aos 34, depois de uma vida onde o trabalho ocupava quase todos os espaços. Hoje sou a mãe da Júlia. Despencou sobre mim um universo novo, onde toda a energia produtiva e criativa autocentrada de antes se modificou e se manifestou no despertar intenso para o cuidado com o outro que chegou.

desenhando a maternidade

Juliana Cassab

Sobre a tal maternidade, ela me tornou meio bicho e ao mesmo tempo mais humana. Mais instinto e intuição temperam os novos dias. Hoje me sinto mais gente comparada aos tempos de antes. Agora tem mais sangue. Mais lágrimas. Mais ruídos fortes por aqui. Mas há também muito mais crescimentos internos, alegrias, leveza e cor. A melhor parte de ser mãe depois dos 35: a maturidade. A pior parte: a energia que sinto por vezes faltar.

desenhando a maternidade

Juliana Cassab

Estando com “fator mãe” entranhado no coração e na alma e com a vida e os conceitos revirados do avesso, minha produção artística e profissional passou a girar em torno do universo materno. Colaborou uma transferência profissional do marido de cidade, que com a cria aos 4 meses de idade no colo, acompanhei deixando carreira construída em Ribeirão Preto. Aqui em Campinas, ninguém ia contratar uma diretora de arte em propaganda com um recém-nascido no colo. Nasceu junto com a filha, então, identidade nova para a mãe. E muita energia transformada em arte. Na miscelânea produtiva atual, surgiu uma proposta chamada “CoisasSódeMãe”, onde inventei de criar livros pessoais, fotografar e fazer álbuns, escrever blog e Pintar Neném (veja aqui: https://julianacassab.wordpress.com/trabalhos/coisassodemae/)

No momento, “Coisas” está em pausa. Tenho realizado trabalhos de ilustração e criação para design gráfico e comunicação. Me valendo de minha formação em licenciatura, estou estagiando na escola onde minha filha frequenta o Infantil. Questões sobre a educação e desenvolvimento infantil andam me tocando muito. Encantada com o que tenho aprendido sobre a Pedagogia Freinet que a escola aplica, busco novos rumos para seguir quem sabe, agora alinhada com esses novos despertares. Vamos ver onde Julia continuará a me levar. Sem dúvida, a maternidade modificou todas as estruturas por aqui.

jCassab

Juliana Cassab

Conheça toda a série: Desenhando a maternidade

Fale com a artista Juliana Cassab

E-mail j_cassab@msn.com / FanPage https://www.facebook.com/coisassodemae/

Para conhecer e saber mais sobre meus projetos
Pasta Virtual https://julianacassab.wordpress.com/
Blog materno https://coisasodemae.wordpress.com/,
Blog profissional https://julianacassab.wordpress.com/blog-juliana-cassab/

Pintou Neném (pintura de ventre)  https://pintounenem.wordpress.com/),
Projetos criativos em fotografia https://julianacassabfotografia.wordpress.com/
Adoro visitas!

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *