7 brincadeiras antigas para você se divertir com seu filho

Precisando de uma ajudinha para se lembrar das brincadeiras antigas de quando era criança? Listamos algumas brincadeiras bem legais para você ensinar aos seus filhos e, sem muito esforço, passar um tempo de qualidade com eles

7 brincadeiras antigas para você se divertir com seu filho
Brincar,  Especial
15 de julho de 2015

Materiais simples e muito espaço para criatividade, esses são os maiores motivos para que você, pai, mãe, tio, tia, cuidador ou educador, incentive as crianças a se divertirem com as brincadeiras antigas. Elas resgatam uma infância mais simples e saudável, além de ser uma alternativa maravilhosa para tirar as crianças de frente das telas por um bom de tempo.

Mas, tudo bem se você não se lembra de nenhuma brincadeiras antiga e não faz ideia como jogar. Listamos 7 brincadeiras para você ensinar aos seus filhos e, sem muito esforço, passar um tempo de qualidade com eles. Para pais que sentem alguma dificuldade nessa parte lúdica da educação e criação dos filhos, comecem lendo sobre os 5 desafios que os pais enfrentam (e superam) para brincar com seu filho. Vamos brincar?

brincadeiras-antigas

7 Brincadeiras antigas

1 – Telefone sem fio

brincadeiras-antigas

Telefone sem fio – Mãezíssima

Tão simples e tão divertido. Dois copos plásticos ou de papel, unidos por um cordão.

Dicas para os pais: A diversão aqui começa com a preparação do brinquedo. Aproveite resto de festas e faça o telefone sem fio. Use o que tem em casa para decorá-los, como tinta, papeis coloridos, lantejoula, etc.

Para brincar: O telefone só funciona se estiver bem esticadinho. Com o brinquedo pronto, entre no mundo da brincadeira junto com seu filho. Cante uma música, conte um segredo, conte uma história. Divirta-se!

2 – Elástico

Brincadeira antiga e ao mesmo tempo super atual. Conheço muitas crianças que ainda hoje amam pular elásticos, e também conheço crianças que nunca ouviram falar. O material é apenas um pedaço de elástico.

Para brincar: Essa brincadeira pode ser brincada em grupo de no mínimo 3, mas se faltarem integrantes, vale usar as cadeiras da sala como “postes”. O desafio é cumprir o roteiro de pulos sem erro e passar para a próxima fase: subir um pouco mais o elástico. Existem músicas para pular elástico, mas lembre-se sempre de deixar a brincadeira livre para que seu filho invente as próprias regras e desafios.

Dica para os pais: Se você não lembra como se pula elástico, assista alguns vídeos na internet. Ou então, use sua criatividade crie seus próprios desafios.

3 – Pé de lata

brincadeiras-antigas

Pé de Lata – Evelize Monteiro

Duas latas amarradas com um cordão para que a criança suba e ande sobre o brinquedo.

Dica para os pais: Essa é mais uma brincadeira antiga que começa com a confecção do brinquedo. Use pregos para furar as latas, que podem ser de milho (se acriança for pequena e leve), óleo ou tipo ninho. Depois amarre barbantes ou fitas formando uma cumprida alça. Brinquedo pronto!

Para brincar: O pé de lata é uma delícia de brinquedo para áreas externas. Se tiver a possibilidade, brinque também na calçada da sua casa ou quintal. Você também pode fazer desafios para a criança superar, sem cair.

4 – Pula corda

Simples e eterna! Pular corda é uma brincadeira e um exercício, assim como o elástico. O bom é que ajuda a criança a gastar a energia durante o dia. Você irá precisar apenas de uma corda e duas pessoas para girar ou um ponto de apoio.

Para brincar: o divertido da corda para crianças pequenas é conseguir acertar o ritmo. Já para as maiores são as músicas.

Dica para os pais: Mais uma vez, se você não se lembra de músicas da sua infância, aproveite a tecnologia para refrescar a memória. Você encontrará muita coisa, mas nós gostamos dessas senhorinhas pulando corda, só pra mostrar que não tem idade para diversão!

 

5 – Amarelinha

Brincadeira antiga

Amarelinha – desenho

Risco no chão + algumas pedrinhas e pronto. Brincadeira montada. Crianças adoram pular, por isso juntar um desafio com pulos é fascinante para elas.

Para brincar: Risque a amarelinha no chão, ou, em caso de apartamentos, faça com fita adesiva no chão ou carpete. A brincadeira consiste em jogar a pedrinha no quadrado. Pular até o céu, na ida sem pisar no quadrado onde está a pedrinha, e na volta parando com um pé só ao lado da pedra e se abaixando para pega-la. Perde quem cai ou pisa na linha.

Dica para os pais: Não se esqueça, deixe que a criança invente novas regras, crie outros desafios, outras formas de jogar.

6 – Cama de gato

Um pedaço de barbante amarrado. Depois de tanta brincadeira antiga com gasto de energia, essa é ideal para calmar as crianças.

Para brincar: Cama de gato consiste em cumprir os desafios passando barbante de um para o outro sem perder o desenho.

Dica para os pais: Essa brincadeira exige coordenação motora sendo indicada para crianças a partir dos 6 anos.

7 – Bambolê

Um brinquedo com mil possibilidades. Compre um bambolê e depois…

Para brincar: Gosto muito de bambolês porque podem ser usados para muitas brincadeiras podendo acompanhar a criança no crescimento, ou servir para idades diferentes brincarem juntos. Além de conseguir equilibrar o bambolê na cintura, também pode haver desafios de usar mais de 1 bambolê, passar de um para o outro pelo braço, girá-lo no pescoço e braços.

Para bebês, serve como desafio: passar por dentro ou colocar no corpo da mamãe. Você também pode usar dois ou três bambolês e criar um mini circuito para eles ultrapassarem.

Espero que tenham gostado dessa lista e principalmente, tenham se animado para sair e brincar. Gosto de lembrar que brincar é coisa muito séria para criança, uma forma saudável de preparo para uma vida adulta criativa, sociável e saudável. Não deixe o dia acabar sem tentar ao menos uma dessas brincadeiras antigas.

Leia também: 7 funções do brincar

Grace  I. Barbosa ─ Mãezíssima

Grace Barbosa - Autor do Mãezíssima

Idealizadora e fundadora da Mãezíssima. Mãe da Julia, jornalista, escritora e empreendedora. Aprendendo todo dia a ser uma mãe possível. Amante das boas histórias e de compartilhar conhecimentos que realmente fazem a diferença na vida dos leitores.

posts relacionados

Comments are closed.