Ecografia Natural: um momento de cuidado e carinho durante a gestação

Ecografia Natural: um momento de cuidado e carinho durante a gestação
Especial,  Ser mãe
14 de junho de 2017

Você já ouviu falar em ecografia natural? Esse tipo específico e pintura da barriga da gestante tem se tornado conhecida recentemente e já tem sido muito usada na rede pública de saúde e até algumas universidades de enfermagem como forma de humanizar o atendimento às gestantes. Já para a futura mãe, a ecografia natural é uma forma lúdica e especial de sentir o bebê e se preparar emocionalmente para a chegada dele.

Eu, Grace, participei de um encontro coletivo de ecografia Natural promovido pela enfermeira obstétrica e professora de enfermagem Karen Estevam Rangel para as alunas do curso de enfermagem da disciplina Saúde da Mulher. Nesse post trago meu relato pessoal desse momento que acabou sendo muito mais especial que eu esperava.

ecografia natural

Ecografia Natural da Ester – imagem: Melissa Duarte

Ecografia Natural – Relato pessoal

Eu já tinha visto imagens e ouvido falar da Ecografia Natural, mas não tinha feito em minha primeira gestação. O encontro aconteceu em uma universidade de Curitiba, numa ensolarada manhã de outono. Fui até aquele encontro com uma amiga-irmã, Luciana Ivanike, alguém com quem me sentiria à vontade e poderia passar horas conversando tranquilamente. Fomos sem muitas expectativas, mas ansiosas pelo que poderia acontecer.

 

Quando chegamos à sala, um pouquinho atrasadas, encontramos 9 gestantes e seus acompanhantes sendo delicadamente atendidas por 7 alunas de enfermagem além da professora Karen. Uma a uma, cada gestante recebia a atenção especial da professora que iniciava a ecografia Natural ouvindo o coração do bebê. Em seguida era feito o toque da barriga para identificar o posicionamento do bebê, para depois começar um delicado tracejado.

Eu fui a última a ser atendida. Minha bebê estava com os batimentos normais e já de cabeça para baixo, posição excelente para o último trimestre de gestação.

A cada traço do desenho da Ester na minha barriga, acontecia algo mágico. A concretude do desenho, mais a calma do momento, a atenção e carinho que eu recebia da Karen e da minha amiga Lu, foram me deixando profundamente emocionada. De repente, aquele não era apenas uma pintura de barriga de grávida, mas um momento especial onde eu me sentia cuidada, acariciada, envolvida em amor. Ao final do desenho eu não tinha apenas um retrato de como minha filha estava na minha barriga, mas além disso, sentia também novas energias para viver o último trimestre e o futuro trabalho de parto.

 

Se me perguntarem se é legal fazer ou o que acho da ecografia natural vou responder sem medo: tenha essa experiência de cuidado e de amor durante sua gestação. Divida esse momento com alguém muito especial. Sinta o toque, olhe muitas vezes aquele desenho no espelho, tire muitas fotos. Poucas coisas durante a gestação, principalmente relacionada a saúde, trazem prazer e aconchego à gestante. Todos os exames, e a maioria das consultas são frias, quando não são apressadas. A ecografia natural é um momento para você se concentrar em receber amor junto com seu bebê.

Vale e muito viver essa experiência!

ecografia Natural

Prof. Karen, Eu Grace e minha amiga Luciana Ivanike

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *