Existem filhos perfeitos?

Você cria filhos perfeitos? Qual a porção de frustração e falhas para uma educação saudável? Confira a reflexão da psicóloga Vânia Vidal de Oliva

Existem filhos perfeitos?
Criar e Educar,  Especial
10 de maio de 2015

Todos os pais desejam ter  filhos equilibrados, saudáveis, estudiosos, respeitosos, bem sucedidos e tudo mais  que couber na imaginação. Mas será possível criarmos filhos perfeitos, que não irão falhar na suas trajetórias de vida?

Muitas vezes os pais transformam os filhos em indicadores de seu próprio sucesso  e conduzem a educação destes de forma a criar verdadeiros deuses, sem falhas e imperfeições. Criam expectativas e desenham vidas que devem ser seguidas por eles a fim de atingirem um sucesso ou uma história de vida desejada ou idealizada pelos pais.

filhos perfeitos

Imagem: Elis Alves

Educam seus filhos para não falharem, não fracassarem, não errarem, cobrando  e exigindo perfeição e colocando sobre o ombro destes a angustia de não decepcionar. Filhos tem vida própria e  precisarão decidir e escolher seus próprios caminhos para que se tornem sujeitos autônomos e responsáveis.

Para isso precisam aprender que falhas ocorrerão e serão inevitáveis na vida de qualquer pessoa. Aprender a lidar com o fracasso é necessário para que não transformem seus erros em uma experiência tão dolorida e angustiante que acabem buscando saídas mais destrutivas e alienantes para si.

Já pensou sobre o quanto você pode estar super protegendo e oferecendo de tudo ao seu filho criando a ilusão de uma vida sem erros, faltas e limites? Sendo assim:  evite oferecer tudo que seu filho quer ou pede. Lidar com a frustração faz parte da vida. Evite resolver todos os seus problemas. Permita que ele desenvolva sua capacidade de decidir e escolher, mas principalmente de responder por suas escolhas.

Lembre-se que somos humanos e falhos. Ensiná-los que temos alguns limites ajudará seu filho a lidar com a vida real buscando, apesar disso, nas suas potencialidades, formas de se superar.

Afinal ninguém é perfeito!

Vânia Vidal de Oliva ─ Psicóloga Clínica

Vânia Vidal de Oliva - Autor MãezíssimaPsicóloga Clínica com 28 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar. Atua hoje na Clinica Casa do Crescer na cidade de Curitiba. Colunista do site  Mãezíssima e do Blog da Clínica Base –BH.

posts relacionados

Comments are closed.