Festa infantil com tema único, por quê? Porque sim!

Já pensou em fazer a festa do seu filho com um tema único, exclusivo e que tenha tudo a ver com ele? Você vai descobrir nesse post que isso é mais fácil do que você imagina. Confira as dicas da Mãezíssima Mirussia Remuszka, da Comemore Sempre.

Festa infantil com tema único, por quê? Porque sim!
Especial,  Festas
5 de abril de 2015

Festa infantil. Ao ver o convitinho na agenda ou receber aquele telefonema da amiga uma série de imagens se forma em nossa cabeça, não é mesmo? Temos um roteiro pré-fixado para esses eventos que vão desde a comida (assunto para um outro post) até o tema. Personagens da moda, o ultimo desenho da Disney e os clássicos estão presentes em 9 a cada 10 festas que você frequenta. Mas as que saem do lugar comum te chamam atenção já no convite, não é mesmo?

Por que escolher temas originais?

Porque a festa é um momento único, que marca uma fase da criança. Um dia que ficará guardada na memória e nas fotos (outro post!) para abrir naquele almoço de domingo quando o(a) namoradinho (a) aparecer para almoçar, ou quando a saudade da casa barulhenta e do cheiro de criança invadir seu coração.

Acredite, você vai querer se lembrar de como seu filho era, do que ele gostava e nada melhor do que marcar cada fase com um tema que resuma o que seu filho está vivendo, não é uma ótima recordação?

Como escolher o tema para a festa infantil?

Festas originais - Comemore Sempre

Festas originais – Comemore Sempre

Isso é fácil! Dê uma olhada no quarto dele, qual brinquedo não para na caixa? Qual foram os personagens escolhidos para o material escolar? Qual é a brincadeira favorita? Que música ele não para de cantar?

É muito bacana escolher um tema que faça parte do dia a dia da criança. Seu filho é o novo “grace”  e não para de dar golpes e chutes pelo ar? Que tal uma festa sobre artes marciais?

Sua princesinha vive cantarolando o ultimo sucesso dos cinemas? Que tal explorar um lado ainda não contado dessa história? Um exemplo: a festa pode SIM ser sobre a “febre congelante” que tomou conta das crianças do mundo, mas porque não pesquisar com sua filha de onde as personagens são? Que país faz tanto frio quanto no filme? O que as crianças desses países brincam? O que comem? Quais outros lugares desse país aparecem no filme? Enfim… Google é nosso amigo, abuse!

O que quero dizer é que o envolvimento da criança faz toda a diferença no passo seguinte:

A Realização:

Já que você escolheu um tema que seu filho tem verdadeira paixão será fácil encontrar elementos para decorar a festa, não é mesmo?

Use os brinquedos e objetos da criança e suas pesquisas para dar á festa seu toque pessoal! Uma sapatilha de balé velha, ficara linda num arranjo na mesa de doces… A fantasia do último espetáculo será uma decoração de entrada impressionante. Assim como aquelas mil pistas de carrinho podem ser um apoio para doces super original.

Indicação por idade

Agora falamos de uma coisa super importante, respeitar a idade e a expectativa da criança.

  • 1, 2 e 3 anos: Nessa fase é muito legal mesclar a infância do pai e da mãe a criança que está chegando. Afinal, gostos também se ensinam. Um exemplo muito legal foi a festa do Duck Tales que fizemos para o Felipe em seu primeiro aniversário. O pai, foi maluco por esses quadrinhos na infância, a mamãe queria algo diferente. E conseguiu, papai ficou emocionado com a surpresa e a festa do Fê marcada na memória.
Festas originais - Comemore Sempre

Festas originais – Comemore Sempre

Um cuidado a se tomar nessa fase é que as crianças são literais, então se seu pequeno AMA bicicleta e você disser a ele que sua festa será de bicicleta ele espera encontrar uma lá. Não dá pra trabalhar com um desenho de sombra por exemplo, facilmente entendido por adultos mas que pode geral uma frustração nas crianças. Portanto quando for montar um cenário para essa idade sempre que possível tenha peças em tamanho real do tema proposto.

Outras ideias que já trabalhamos nessa fase: João e Maria (porque a pequena Olivia Ama a BRUXA!); os Flintstones (porque todo mundo diz que a Stella lembra a linda Pedrita); um safari todo rosa pra combinar com o vestido de girafa que foi um dos primeiros presentes da Martina; o Cangaço da Mariana, (porque a mamãe quer rodar o Brasil e fugir dos temas tradicionais. o primeiro ano da Mari foi sobre a Bahia).

  • Festa infantil com tema exclusivo - Comemore Sempre

    Festa infantil com tema exclusivo – Comemore Sempre

    4, 5 e 6 anos : Fase em que eles escolhem o tema. Vai ser difícil ganhar essa parada! Mas, novamente seguindo as preferências dos baixinhos tenho certeza que os resultados serão lindos!

O que já fizemos por aqui: Cantigas de roda (Musicas infantis brasileiras), Aquarela (a musica do toquinho) , My little pony ( brinquedo preferido Catarina desde sempre <3), Dinossauros ( a paixão do Yohann)

  • 7, 8 e 9 anos: Fase dos desenhos e temas comerciais, agora não tem jeito, se você escapou dos temas até agora, nessa fase te dou um troféu se passar ilesa. Mas entra a outra parte da história, vamos contar esse tema por outro ângulo, fazer uma outra abordagem.  Por que não misturar as histórias e deixar os dinossauros invadirem a cidade lego, ou os Vingadores salvarem a branca de neve?

Provavelmente nessa fase vocês poderão ter um outro desafio FESTA DE IRMÃOS, assunto tão longo que já sei que farei um post só sobre ele, mas já digo: é importante preservar a individualidade mas também, pensar fora da caixinha. Foi assim que surgiu o tema: Os vingadores no resgate da Branca de neve, para agradar um irmão maluco por super heróis e sua delicada irmãzinha. Nessa linha já fizemos também o Peter Pan e a Sininho, os Três Piratinhas, Super heróis entre outros.

Então é isso pessoal, que tal mandar pra gente o tema da festa dos seus pequenos? Vamos adorar saber! Muita criatividade e festas lindas para vocês. Que nunca nos falte motivos para Comemorar Sempre!

Galeria de fotos  de algumas festas infantis com temas exclusivos

 

Mirussia Remuszka é mãe do Yohann ( 7) e do Théo ( 4) e dona da Comemore Sempre, produtora que há 6 anos tem a missão de resgatar o prazer de receber em casa. Confiram mais sobre o seu trabalho em sua pagina. https://www.facebook.com/Comemore.Sempre

posts relacionados

2 Comments

  • oi, meu filhi vai fazer sete anos agora em Outubro e escolheu o tema pintando o sete, eu nunca fui p uma festa desse tema, vms fazer em casa mesmo, mas a lista dos amiguinhos mais proximos deu total de 25 crianças…to correndo contra o tempo e ñ quero gastar muito….por favor, me ajuda?????

    • Oi Raquel, Claro. Esse é um tema lindo, super alegre e colorido que retrata muito a infância. Vou deixar um link da festa aquarela que fizemos que tem muitas ideias que vc pode aproveitar. https://www.facebook.com/media/set/?set=a.700111950059875.1073741881.260056907398717&type=3
      Pegue latinhas ( pode ser de massa de tomate ou leite condensado) encape bem bonito e faça as alturas para colocar os doces. Telas em branco pra pintar quadros dão lindas bandejas tb. gelatina uma de cada cor, bisnagas de brigadeiro colorido imitando tinta. Nas fotos tem uma bandeja com giz de cera e lapis de cor linda e super facil de produzir.
      Faça cordões de mobiles de bolas de papel colorido e espalhe muitas pelo salão, imitando tintas.
      Para recreação sem duvidas, muito papel kraft no chao e tinta para as crianças, dependendo da idade isso pode virar uma meleca, o que da pra fazer são aventaizinhos fofos, que junto com um kit de pinceis, viram lembrancinhas. ou substitua a tinta guache pelo giz de cera.
      Acho que é isso. Otima festa.
      E se for de curitiba, deixa com a gente! Comemore.sempre@gmail.com
      Bjos Mirussia.