Frio: vontade de comer algo quentinho!

Algumas ideias para ajudar a Mãezíssima a manter a alimentação saudável mesmo com o frio do inverno! Dicas da Nutricionista Cristiane

Frio: vontade de comer algo quentinho!
Alimentação,  Especial
7 de julho de 2014

É natural que com as temperaturas mais baixas nós procuremos nos alimentos uma maneira de nos aquecer. O que acontece muitas vezes, é que optamos por alimentos gordurosos e calóricos nesta tentativa. Mas não é por que está frio que devemos abandonar os hábitos saudáveis da alimentação, principalmente com a alimentação de nossos filhos. No inverno devemos manter o cuidado de oferecer legumes e verduras, assim como frutas diariamente. Mas como fazer para eles aceitarem estes alimentos com este friozinho?

sopas

Sopas, uma boa pedida para o frio!

Uma ótima pedida para o frio com certeza são as sopas e caldos. Preparar uma sopa é muito simples e, além disso, dá aquela esquentada.

Você pode preparar sopas com os legumes da época (mandioquinha, aipim, abóbora, batata doce, brócolis, couve-flor). Para ficar ainda mais completo que tal incluir uma opção de carne! E para finalizar, o tradicional macarrão de letrinhas, qual criança não se encanta com ele!

Ainda dá para aproveitar ingredientes do almoço, com o frango e o arroz que sobrou, basta acrescentar alguns legumes e está pronta uma canja. Sobrou feijão? Caldinho de feijão! E por aí vai…

Os temperos ficam ao seu critério, alguns deles podem até auxiliar a prevenir doenças oportunistas no inverno, como por exemplo, a cebola, salsinha e cebolinha são ricas em vitamina C, que auxilia no sistema imune, o alho possui ação anti inflamatória, o gengibre e a hortelã combatem gripes e resfriados.

E as frutas? Como fazer neste frio? O jeito é aquece-las também!

chá quente

Chá quente! Imagem: sxc.hu

Fazer frutas assadas, como por exemplo, banana, maçã, pêra, ficam deliciosas, ainda mais se acrescentar canela, melado, castanhas e sementes, que além de dar aquele toque especial, também possuem propriedades nutritivas. Veja essa receita de maçãs quentinhas e a receita da nutri de maçã com castanha e sementes.

E para beber opte pelos chás no lugar do chocolate quente, que podem ficar ainda mais saborosos se acrescentar uma fruta, cravo, canela e gengibre. Além de ajudar a esquentar, também auxiliam na reposição de líquidos, já que a ingestão de água com as temperaturas mais baixas tende a diminuir, apesar de sua necessidade se manter elevada.

E se você ficou com água na boca, venha com seus filhos saborear nosso caldinho de inverno enquanto rola nosso bate papo sobre nutrição infantil!

Saiba mais sobre a oficina: Comidinhas de Inverno

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