Jogo rápido: macarrão

Crianças adoram macarrão, mas qual o melhor tipo e preparo? Quantas vezes podemos oferecer para os pequenos? Confira as dicas e orientações da Nutricionista Cristiane Crisuk:

Jogo rápido: macarrão
Alimentação,  Especial
18 de novembro de 2014

Toda criança adora macarrão, mas uma dúvida das mães é a questão nutritiva deste alimento. O macarrão é um alimento rico em carboidrato, assim como o arroz por exemplo, e assim como o arroz sozinho, não fornece todos os nutrientes que precisamos, e para isto basta incrementar a preparação.

macarrão

Não dê macarrão instantâneo para seu filho!

Quanto ao tipo do macarrão, o melhor é sempre o macarrão integral que possui mais fibras, vitamina e minerais pelo fato da farinha utilizada ser menos refinada. Outra opção legal são as versões com legumes na própria massa.

Mas esqueçam os macarrões instantâneos, pois além da massa ser pré-frita para acelerar o cozimento (em média 3 minutos) o que leva ao aumento no teor de gordura, as “misturinhas” para o tempero possuem quantidades exageradas de sódio, algumas ultrapassam a necessidade de um adulto para a ingestão diária, imagine isso para uma criança!

Se quer praticidade e rapidez no preparo opte pelo macarrão de arroz, o tal “Bifum” (encontrado em lojas de produtos japoneses e em alguns mercados), seu preparo é em 5 minutos.

Qual a quantidade ideal de macarrão ideal por semana?

Em relação à quantidade de vezes que a criança pode consumir durante a semana, é aproximadamente em 3 refeições. Já que a dupla arroz com feijão deve constar em praticamente todas as refeições da criançada (dos adultos também!), pois juntos fornecem todos aminoácidos essenciais que nosso organismo precisa.

E para deixar mais nutritivo inclua uma fonte de proteína (pode ser um macarrão a bolonhesa, ou com cubos de frango por exemplo), alguns vegetais, que podem estar no próprio molho ou em cubinhos. Uma versão legal é o yakissoba, que você pode optar por uma massa integral, mas cuidado com a quantidade de shoyo e quando for comprar veja no rótulo as marcas que possuem menos sódio, já existem versões light com teor reduzido de sódio.

E para um molho vermelho nutritivo, veja esta receita de molho de cenoura com beterraba  que fica parecido com molho de tomate! A criançada como sem saber que é beterraba e cenoura, então se seu filho tem alguma aversão a estes alimentos pode ser uma boa pedida!

Mande suas dúvidas sobre alimentação infantil para a Nutricionista Cristiane Crisuk! contato@maezissima.com.br

Cristiane Crisuk ─ Nutricionista Infantil

Cristiane Crisuk- Autor do MãezíssimaNutricionista de formação, descobrindo as maravilhas da nutrição infantil sendo mãe da Isa Maria. Sempre gostou de cozinhar e agora mais ainda. Atualmente desenvolve trabalho de educação nutricional infantil no hospital que atua e também em escolas. Está desenvolvendo projeto para oficinas com abordagem na alimentação e nutrição infantil, e também atendimento domiciliar para famílias. Nas horas vagas tem como hobby ou “terapia” costurar.

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