Mesa de frutas em festa infantil, dá certo?

Dicas práticas e funcionais da Mãezíssima Mirussia Remuszka, da Comemore Sempre, para você montar uma mesa de frutas inesquecível na festa do seu filho. Confira também uma galeria de fotos para você se inspirar.

Especial,  Festas
3 de dezembro de 2014

Mesa de frutas em festa infantil, da certo? Muito certo!  O primeiro passo é entender que a criança não como como um adulto, ou seja, não espere que ela sente a mesa com você, no meio da festa,  deguste calmamente um sanduíche e tome um suco. Isso não vai acontecer. Por isso aposte na apresentação e na disponibilidade. Para que uma mesa de frutas funcione em uma festa infantil, primeiro monte uma pequena ilha próximo a área de brincadeiras, de preferência em uma mesa ou apoio mais baixo para que a criança consiga visualizar todas as opções e assim escolher.

 Dicas para montar um mesa de frutas

Mesa de frutas

Mesa de frutas da Comemore Sempre – Areté Fotografias

Na hora de montar o cardápio e a apresentação da mesa de frutas, leve em conta a idade das crianças. Crianças de até 3 anos ainda se encantam com pedacinhos coloridos de frutas, que podem pegar, amassar, sentir o cheiro conhecer e eventualmente até comer. Faz parte da experiência da alimentação. Sim mamãe, é preciso ter paciência.

Entre 4 e 6 anos o medo do novo e a descoberta do não, dificultam um pouco as coisas, então quanto mais natural você apresentar os alimentos, menos resistência terão. Bananas inteiras com cascas, maças inteiras e higienizadas tendem a ser mais aceitas.

Crianças mais velhas já gostam de um visual mais elaborado, como uma salada de frutas uma super taça transparente com chantily ( porque não?) ou deliciosos cones, iguais os de sorvete, em que eles podem colocar “toppings” como mel, granola e iogurte. Além de encantar as crianças, essas opções irão tornar a mesa de frutas encantadoramente linda!

Outras opções que podem entrar na mesa de frutas:

bolo de cenoura

Comemore Sempre Imagem: Della foto

Existem outras opções de alimentos que também podem ajudar a compor a mesa de frutas. Doces modelados são lindos e enchem os olhos, mas te digo com a minha própria experiência: não é o que criança COME. Invista no básico e clássico, exemplo: cupcake de nega maluca, pãozinho de cenoura com requeijão, bolachinhas com geleia.

Use comidas que pertencem ao universo da crianças, isso as deixam mais confortáveis e seguras a provar o novo. Por isso, divirta-se nas montagens. Um pão de grãos, uma geleia caseira, outro tipo de recheio no patê. Aproveite a proximidade de outras crianças e deixe a novidade por perto, você irá se surpreender com seu filho comilão.

Já a bala de goma, jujubas, pirulitos e eventuais chicletes não são proibidos, só na hora da arrumação, evite destaca-los demais, principalmente se estiver perto da mesa de frutas. Deixe as crianças absorverem toda a mesa e não serem hipnotizadas pelos açucares à disposição.

Biscoitos integrais, bolo simples, polvilho, gelatina, misto frio cortadinho, pão de queijo quentinho e brigadeiro caseiro ( de novo, porque não) ajudam a finalizar.

 O que não adianta colocar na mesa de frutas?

 Não diria que algo é proibido, mas acredito que deva ter uma coerência. Se você quer uma mesa de frutas e, obviamente, quer que as crianças comam, não adianta deixar a disposição um pote imenso de salgadinhos tipo “chips”, potes e mais potes de uma infinidade de balas coloridas. Elas são lindas e as crianças adoram, há a possibilidade de se montar um candy bar, mas sempre separado da ilha das crianças.

A ideia é tirar as crianças da programação mental normal de festinha, então eu não serviria batatas fritas ou nuggets, por exemplo ( muito menos aquela sorriso, mas isso é assunto pra outro post) . Importante também pensar na qualidade dos alimentos que estamos servindo e não apenas em oferecer o que eles gostam de comer.

Limpeza e higiene, quais os cuidados necessários?

Para a montagem da mesa de frutas recomendo sempre pequenas porções de frutas, pois o risco de derrubar, molhar ou inúmeros outros “feitos” é muito real. Deixe tudo preparado antes da festa, cortado em potes e fechados. Peça para quem estiver te ajudando no dia, ficar de olho na bagunça da mesa de frutas e na reposição.

Evite queijo branco in natura pois resiste pouco ao tempo, ou faça porções realmente pequenas e reponha sempre que necessário. O mesmo vale para o iogurte e perecíveis em geral.

Espero com essas dicas ter ajudado a você, Mãezíssima, a montar uma linda mesa de frutas na próxima festa de aniversário do seu filhote. Para inspirar ainda mais, aqui estão algumas fotos de mesas que já montei com a Comemore Sempre. E claro, aproveite a festa!

Galeria de fotos Mesas de Frutas

Leia também:  

Festa infantil com tema único, por quê? Porque sim!

Um é fácil, dois….. Festa de irmãos!

Mirussia Remuszka é mãe do Yohann ( 7) e do Théo ( 4) e dona da Comemore Sempre, produtora que ha 6 anos tem a missão de resgatar o prazer de receber em casa. Confiram mais sobre o nosso trabalho em nossa pagina. https://www.facebook.com/Comemore.Sempre

posts relacionados

2 Comments

  • Olá!
    Amei o seu blog!!!! Parabés por tanta originalidade!! Minha filha vai fazer 1 aninho no próximo mês, chama-se Alice, é louca por animais e brincadeiras / brinquedos. Qual tema você sugere?? Pretendo fazer em casa, bem “como antigamente” e a situação financeira não está muito favorável.
    Bjos

    • Oi Ana, tudo bem? Para crianças pequenas é bacana você pensar em brinquedos que eles possam pegar, sentir, amassar. Não esqueça de separar um espaço no chão para que os bebês possam sentar, gatinhar, brincar.

      Agora de temas é muito legal pensar no animal que ela mais gosta, ex: gatos ou cachorros.

      Super boa sorte na sua festa. Vai ser uma delícia!