Molho de tomate caseiro!

Eu também achava impossível fazer o molho de tomate caseiro até que aprendi os truques para fazer, armazenar e consumir. Nunca mais comprei molho de tomate pronto.

Molho de tomate caseiro!
Alimentação,  Especial
21 de outubro de 2016

Sempre que eu ouvia alguém dizer que fazia molho de tomate caseiro eu pensava: Ok, isso é lindo, mas não é para mim. Não tenho tempo, dá muito trabalho, etc…etc…etc… Até que fazendo as lições do método Cozinha e Liberdade (que adotei definitivamente aqui em casa), esbarrei com o tal do molho de tomate caseiro. Precisei assistir diversas vezes a Mirussia Remuszka, criadora do Cozinha e Liberdade, fazendo o tal do molho para me convencer que realmente poderia ao menos tentar. E fiz!

A verdade é que é muito mais simples do que eu imaginava, dá muito menos trabalho e rende mais que eu esperava. Depois das primeiras tentativas – que não deram certo – consegui a textura e sabor perfeito, foi o suficiente para nunca mais comprar molho pronto industrializado. Me livrei dos famosos “pelos de ratos” e outras impurezas que existe nesses produtos, ganhei no sabor, na qualidade e na economia (Um quilo de tomate você encontra pelo preço de 1 pacote de molho pronto e rende até 4 porções de molho caseiro)

Se funciona comigo eu divido com vocês, com autorização da Mirussia, claro! Então aqui está a receita de Molho de Tomate Caseiro do Cozinha e Liberdade.

Receita de Molho de Tomate Caseiro do Cozinha & Liberdade

Molho de Tomate Cru

Ingredientes:

6 tomates grandes maduros.

1 cebola média.

2 dentes alho.

4 folhas manjericão.

1 col. Sopa de mostarda em grãos.

½ xic azeite de oliva.

1 col. sobremesa de sal.

1 col. chá de pimenta reino.

1 col. sopa de lemmon pepper. (ANOTAÇÃO MINHA: aqui em casa, minha filha não gostou do sabor do Lemmon Pepper, por isso tirei da receita aqui em casa)

2 col. Sopa de chimmi churri.

 

Modo de fazer

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e processar. Se necessário colocar água somente o suficiente para bater.

Armazenagem

Em pote hermético com óleo por cima fica na geladeira por até 2 semanas, cuidado ao manipular, utensílios sempre limpos.

Não congelar essa etapa.

Faça o que eu faço

Por trabalhar com ingredientes naturais, muitas vezes a cor final não é vermelha e sim laranja ou rosa. Isso pode causar estranheza. Misture uma lata de tomates pelados quando bater no liquidificador, isso vai restabelecer a cor, sem o gosto artificial dos molhos prontos ou extratos.

molho de tomate caseiro

Receita de Molho de tomate caseiro

Molho de tomate cozido

(ANOTAÇÃO MINHA: Para minha realidade familiar, não funciona deixar molho cru na geladeira. Acaba estragando. Por isso, faço o procedimento do molho cru e sigo direto para essa parte do molho de tomate cozido)

Ingredientes:

1 litro de MOLHO DE TOMATES CRU.

4 col. sopa de MANTEIGA DE ERVAS.

2 col. sopa de PASTA DE ALHO.

1 cebola média picada bem fina.

Folhas de manjericão.

Modo de preparo

Refogar a cebola na manteiga de ervas (cuidado para não queimar a manteiga, acrescente um fio de óleo se necessário para estabilizar a temperatura), quando a cebola estiver dourada, acrescente o alho. Deixe fritar coloque as folhas de manjericão e despeje o molho de tomates cru. Deixe ferver em fogo baixo por no min 40 min.  Quanto mais  tempo melhor, se necessário coloque um pouco de água para não queimar.

Após esse tempo prove o molho, é possível que esteja acido ( super normal quando se utiliza só tomates de verdade no molho). Caso realmente esteja, coloque uma colher de sobremesa de açúcar no molho deixe ferver e acerte o sal.

Armazenagem

Em potes plásticos de diferentes tamanhos podem ser congelados por até 3 meses. Em geladeira fica por 5 dias. Descongelar somente o que for utilizar. Após descongelado, manter na geladeira por 2 dias.

Faça o que eu faço

O molho irá espumar um pouco. Utilizando uma escumadeira, retire e despreze essa espuma, são impurezas dos ingredientes.

Quer conhecer mais desse método que está realmente fazendo a diferença no meu dia a dia na cozinha, acesse Cozinha e Liberdade – curso online

Grace  I. Barbosa ─ Mãezíssima

Grace e Julia perfilIdealizadora e fundadora da Mãezíssima. Mãe da Julia, jornalista, escritora e empreendedora. Aprendendo todo dia a ser uma mãe possível. Amante das boas histórias e de compartilhar conhecimentos que realmente fazem a diferença na vida dos leitores.

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *