Nesta Páscoa deixe a imaginação voar

Um roteiro básico, simples e delicioso para você preparar a Páscoa com os pequenos!

Nesta Páscoa deixe a imaginação voar
Brincar,  Especial
14 de abril de 2014

Estamos na semana da Páscoa, Mãezíssima! Véspera do feriado mais doce do ano. Preparamos para vocês um roteirinho básico para ajudar as mamães e entrarem no clima de Páscoa e criar um feriado cheio de encanto para os pequenos.

Preparando a Páscoa

Histórias de Páscoa – Para começar, conte histórias sobre a Páscoa para seu filho. Você pode contar lendas dos ovos, ou a história da Páscoa Cristã, ou ainda histórias de família. Esse momento de conversa é extremamente rico para todos. É aqui que acontece a transmissão de valores duradouros.

Eu adoro esse vídeo com a História da Páscoa. Quem sabe não te  inspira a contar a Páscoa para seus filhos?

– Ovinhos decorados – Essa é uma tradição muito antiga e uma delícia de reproduzir. Pintar ovos é gastar um tempo pensando na pessoa que irá recebê-lo, uma forma de demonstrar carinho. Você pode usar ovos de galinhas, mas é trabalhoso e delicado. Ou você pode usar ovos de plásticos, não quebram e já vem pronto para serem decorados. E o recheio pode variar de pastilhas de chocolates a frutas secas, vai da sua escolha!

– Caixa para receber os ovos – Para ajudar as crianças a lidarem com a ansiedade da chegada dos ovos de chocolate, você pode incentivá-los a preparem uma cestinha com caixa de sapato. O bacana é deixar as crianças usarem a imaginação, sempre aproveitando o que tem em casa: fitas, papel de presente, barbante.

Páscoa

Ovinhos decorados pelas crianças durante a oficina.

E por falar em imaginação…

Recebi a indicação de um texto muito interessante sobre O Perigo do Coelho Pronto para Colorir. Não julgue o texto pelo título dramático, Mãezíssima. A discussão que o pedagogo Luca Rischbieter traz é sobre a influência dos desenhos prontos para colorir na sensibilidade e criatividade das crianças. Vale a leitura e por isso deixo o link aqui também.

Resumidamente a questão é: porque dar um coelho (ou qualquer outra figura) pronto para pintar se você pode deixar que a imaginação e criatividade do seu filho aflore livremente. Seja dando forma a sua imaginação e segundo suas referências (e não de outra pessoa) ou encontrando soluções criativas e totalmente inesperadas. Como diz o texto, você pode até ser apaixonado por desenhos para colorir, mas os argumentos nos deixam no mínimo com a pulga atrás da orelha.

Então vamos lá, deixar a imaginação das crianças fluírem para preparar uma Páscoa incrível em família!

Como você está preparando sua Páscoa? Conte pra gente!

posts relacionados

Comments are closed.