Organização: dicas para pais com filhos na escola

6 Dicas práticas para facilitar a rotina diária, evitar brigas e correria desnecessária. Direto da nossa Personal Organizer, Mariana Gevaerd

Organização: dicas para pais com filhos na escola
Especial,  Família
10 de março de 2015

Sabia que você pode facilitar e muito a vida da família toda incorporando algumas dicas simples quando o assunto é rotina escolar? Seja para diminuir as brigas, a correria na hora de ir à escola, ou para facilitar a dinâmica familiar diária. Tudo passa por algumas medidas simples de organização. Confira:

Dicas para pais com filhos na escola

1 –Para os que saem cedo de casa para ir à escola, o ideal é ter uma cestinha com os itens de café da manhã na geladeira e outra fora, com pão, bolo, etc. Pela manhã é só pegá-la, colocar à mesa e depois guardar, muito mais rápido e prático.

escola

Imagem: www.sxc.hu

2 –Para as crianças pequenas, separar a mochila com saquinhos: Um para fraldas, pomada e lenço umedecido, outro com roupas limpas e um saquinho para as roupas sujas. Ao chegar em casa é só verificar o saquinho de roupas sujas e repor os outros itens.

3-Já para as crianças maiores, é legal deixar a vista o calendário de aulas, assim as próprias crianças podem arrumar seus livros na mochila, de preferência no dia anterior, criando desde cedo o senso de responsabilidade.

4- Lancheira: Procure fazer um cardápio semanal, para conseguir comprar os itens que vai precisar já no fim de semana. Cole o cardápio na geladeira e é só montar a lancheira, sem se preocupar. (Confira dicas de preparo de lanches saudáveis)

5- Defina um horário para a lição de casa e cumpra. Sabemos que algumas vezes situações podem ocorrer e mudar o planejado, contudo estabelecer um horário certo para fazer a tarefa ajuda para que ela não seja esquecida, ou lembrada só na hora de sair.

6- Estabeleça uma rotina “ de chegada” e “de saída” para a escola, por exemplo:

  • Chegada: Jantar, tarefa, banho e dormir
  • Saída: Café da manhã (ou almoço), colocar o uniforme, escovar os dentes e sair

Defina a rotina que melhor se encaixe no seu cotidiano, pois assim as crianças sempre sabem o que vem a seguir, diminui o estresse de ficar chamando e pedindo mil vezes. E mesmo que em alguns dias a rotina seja quebrada, facilmente consegue-se voltar a ela.

Com essas pequenas mudanças conseguimos ganhar tempo e facilitar a vida da nossa família. Vale a pena criar suas próprias soluções, dentro da sua realidade.

Espero que tenham gostado, até a próxima.

Envie suas dúvidas ou sugestões para contato@maezissima.com.br. 

Mariana Gevaerd – Personal Organizer

esmero

Mãe do Otávio, formada em Publicidade e Propaganda, Personal Organizer e inquieta por natureza. Após o nascimento do filho resolveu mudar a vida e virou mãe empreendedora. Hoje atua na Esmero Organiza como consultora em organização.

posts relacionados

Comments are closed.