Brinquedo e o brincar na infância

Brinquedo e o brincar na infância
Brincar,  Especial
9 de outubro de 2016

Bonecas, jogos, carrinhos, bola, que criança não adora brincar com esses brinquedos? Na mão de uma criança, muitas coisas podem se tornar brinquedos, desde um lenço, uma colher de pau, uma garrafa pet, etc. Quando falamos de brinquedos pensamos normalmente na simples função de entreter. Mas essa não é sua única possibilidade. Lembrando que estamos falando de brinquedos não digitais ou com telas. Sei que é difícil, hoje em dia, fugir da tecnologia, mas podemos oferecer outras opções de brinquedos para nossos filhos.

Quando a criança está brincando, fazendo a fala de um boneco e de outro, um diálogo, normalmente ela  representa uma história. Nesse momento o brinquedos está sendo utilizado como um objeto de expressão, como também um canal pra elaboração  de sentimentos e conflitos.

Quando estão brincando, estão aprendendo! O brinquedo também pode ser um meio de desenvolvimento social, quando tem interação com outras crianças. Podemos utilizá-los ainda como uma ferramenta de apoio para o desenvolvimento cognitivo,  através de jogos educativos e pedagógicos, além da possibilidade de usar objetos recicláveis no processo criativo.

brinquedo

Brincadeira de boneca – Imagem Casa Secco

É na infância, onde estão sendo formados valores, caráter, o brincar é uma oportunidade de acessar o mundo da criança, falar a mesma língua, podendo, como pais e educadores ter um tempo de qualidade,  passando momentos especiais com a criança há troca de afeto, carinho e atenção.

Em nossa agenda, reservar um tempo para brincar com a criança, pode parecer pouco, mas para os pequenos  isso reflete para a vida toda, causando um impacto positivo. É um momento onde a gente conversa, escuta, dá atenção, colhe informação de situações do seu cotidiano, como uma ótima oportunidade de dar atenção , fortalecer a união e o vínculo.

Sobre o afeto na relação, os especialistas afirmem que este é fundamental para o bom desempenho nesse processo de desenvolvimento, ou seja a criança aprenderá muito mais e melhor e se quem estiver ensinando estiver com prazer.

Então, vamos brincar!

gislaine

Gislaine e as filhas- Imagem Casa Secco

Gislaine Gomes – musicoterapeuta e empreendedora no Crescendo e Desenvolvendo, brinquedos pedagógicos e educativos e mãe da Rebeca e da Amanda.

posts relacionados

Sem posts relacionados

1 Comment

  • Parabéns Gislaine. Fico muito feliz em ver que está trilhando um caminho abençoado. Trabalhando com crianças. Que Deus continue abençoando sua vida , seus projetos e sua família!! Bjs tia Sandra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *