Pilates para gestantes. Conheça os benefícios para mãe e bebê

Veja a lista de vantagens em praticar o pilates para gestantes, tanto para mãe quanto para bebê. Saiba também como ele pode te ajudar na hora do trabalho de parto.

Pilates para gestantes. Conheça os benefícios para mãe e bebê
Especial,  publipost,  Saúde
23 de março de 2017

Você já ouviu falar no pilates para gestantes ou pilates gestacional? Uma série de exercícios do pilates aparelho convencional, porém realizados de acordo com as mudanças fisiológicas ocorridas no organismo em cada semana gestacional. Ou seja, um pilates adaptado às necessidades da futura mãe e as mudanças que ocorrem em seu corpo durante a gestação.

“Por exemplo, a relaxina, hormônio liberado pelo organismo para relaxar os ligamentos da pelve e suavizar e alongar o colo do útero, acaba afetando outras regiões do corpo sendo um dos principais responsáveis pelo dor lombar. Em função disso, praticamente em todas as aulas de Pilates “Gestacional” são realizados alongamentos da lombar e nervo ciático respeitando os limites do corpo, pois o alongamento excessivo também pode ser prejudicial”, explica Tamara Antochecen Baschta, fisioterapeuta e professora de pilates gestacional do espaço Mammy Care.

Os benefícios para a futura mãe são inúmeros passando pela consciência corporal, flexibilidade, postura, alivia dores e inchaços nas pernas, melhora a circulação e facilita o trabalho de parto e a recuperação do pós-parto. Para o bebê, essa atividade também traz benefícios já que ele recebe a endorfina através da placenta, contribuindo para o seu bem estar.

Pilates para gestante

Pilates para gestante no Espaço Mammy Care

Dentre essas vantagens da prática do pilates gestacional está o preparo para o trabalho de parto. Isso se dá principalmente porque a gestante:

– consegue aguentar melhor o trabalho de parto, pois nas aulas é feito o fortalecimento das musculaturas mais utilizadas no parto, aumentando a resistência muscular da mulher para que ela não entre em fadiga muito rápido.

– a respiração do pilates pode ser utilizada durante o trabalho de parto para proporcionar um relaxamento maior para a gestante e para que ela consiga mandar a oxigenação adequada para o bebe. (Muitas mulheres tem o costume de fazer apneia durante a dor da contração e o ideal é que ela respire corretamente)

– nas ultimas semanas de gestação pode ser realizados exercícios que auxiliam a descida do bebê para que ele encaixe e fique na posição correta para o parto.

– durante o trabalho de parto podem ser realizados exercícios que podem auxiliar a gestante nas contrações e fazer com que ela sinta menos dor.

Depois do nascimento do bebê, o pilates também continua sendo uma excelente atividade para a recuperação da mãe já que favorece o fortalecimento da musculatura, previne a incontinência  urinária, contribui para o preparo físico da mãe assim como para o cuidado emocional podendo auxiliar no tratamento da depressão pós parto.

Por tantas boas razões, o pilates gestacional está sendo adotado por cada vez mais mães, como é o caso professora de Educação Física Andréia de Freitas. Ela fez pilates gestacional no Espaço Mammy Care durante toda sua gravidez e indica essa atividade para as futuras mamães. “Eu me sentia muito bem durante e após as aulas. Nunca tive nenhum tipo de desconforto. Era um momento especial em que eu estava me dedicando a minha gestação. Além de todo lado físico, esse aspecto psicológico era muito importante”, conta Andreia. Agora com a bebê com um pouco mais de um mês e meio, a professora pretende retomar as aulas.

Particularmente, pilates foi a atividade física que escolhi praticar na minha gestação e estou muito feliz com os resultados. A sensação de bem estar após as aulas é excelente e algumas dores da gestação realmente desaparecem após os exercícios. Indico fortemente que as futuras mamães experimentem essa atividade.

pilates

Eu numa das aulas de pilates para gestantes. Faço e recomendo.

Em Curitiba, procure o Espaço Mammy Care.

Rua Portugal, 531B, Bairro São Francisco | Curitiba-PR

Fone: (41) 3225-1398

contato@espacomammycare.com.br

www.espacomammycare.com.br

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *