Planejamento financeiro para a chegada do bebê

Confira 5 pontos para pensar na hora de fazer um planejamento financeiro para a chegada do bebê.

Planejamento financeiro para a chegada do bebê
Especial,  Família
27 de junho de 2016

Quando se fala na chegada do bebê é natural pensar em como queremos o quarto, quais roupas vamos comprar, qual maternidade iremos escolher, qual tipo de parto e tantas outras coisas. Mas um item muito importante de planejamento, no entanto, é o planejamento financeiro para a chegada do bebê. A maioria das mulheres na sociedade atual trabalha e é responsável por uma parte considerável da renda da família, sendo muitas vezes a principal renda da família. A maternidade pode mudar completamente o quadro financeiro da família, de maneira ainda mais dramática para as mães que trabalham como autônoma ou empreendedora.

sono dos pais de bebes

Imagem: www.sxc.hu

 

Listamos aqui 5 pontos para pensar de forma prática quando o assunto é planejamento financeiro familiar para a chegada do bebê.

  1. Planejar com antecedência a chegada do bebê. Tentar executar um planejamento financeiro se torna mais fácil se pensarmos 5 anos antes. O valor a ser guardado mês a mês será menor.
  2. Guardar dinheiro para este momento. Se você escolher ficar 1 ou 2 anos vivendo a maternidade de forma exclusiva é preciso que você guarde o equivalente a 12 ou 24 salários para que seu padrão de vida não seja atingido. Quanto mais cedo iniciar este processo, menor será o valor mensal a ser guardado. Existem excelentes opções de investimento para ajudar nessa poupança.
  3. Seja flexível. Planejamentos nunca são perfeitos, mas quem executa um plano tem a possibilidade de corrigir e aparar algumas arestas, sem as desagradáveis agruras de ter que repensar a vida toda após o nascimento do bebê.
  4. Coloque em dia seu seguro de vida e de seu marido. O nascimento de um bebê não permite imprevistos.
  5. Planeje financeiramente também os gastos futuros com escola, saúde e faculdade. Nunca é cedo para planejar.

Sabemos que no mundo real a maternidade pode realmente chegar de surpresa, no entanto, se puder se planejar será muito melhor. Lembre-se que quanto mais preparada você estiver, maior será o seu poder de decisão. Dinheiro não é tudo, mas te dá a possibilidade de escolher o estilo de mãe que você quer ser.  Você pode ser a mãe que desejar ser com maior facilidade se estiver preparada pra isso.

Silvio Bereta Barbosa – pai da Júlia e bancário

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *