Praticidade x Saudável

Ninguém quer perder tempo na cozinha, mas também não dá para partir para os industrializados. Dicas da nutricionista Cristiane Crisuk para ser uma Mãezíssima prática de maneira saudável!

Praticidade x Saudável
Alimentação,  Especial
10 de agosto de 2014

Hoje em dia, qual mãe não está atribulada de coisas para fazer? É trabalho, tarefas domésticas, cuidar dos filhos… e isso inclui se preocupar com a alimentação dos pequenos e de toda família. É nessas horas que recorremos a praticidade utilizando produtos industrializados. Mas será que é a melhor saída? Como vencer a guerra entre praticidade e comida saudável?

Entendo que ninguém queira ficar horas na cozinha preparando refeições e deixar de desfrutar de bons momentos com a família. Mas apelar para a praticidade do industrializado não é a melhor opção.  Sem saber, você estará optando por fast food, mesmo que não seja sanduíche com batata frita e refrigerante, ele possuí quantidades de açúcar, gorduras, sal, conservantes e aditivos químicos, tanto quanto eles.

Então, seja prática de uma maneira saudável! Afinal é preciso, e digo isso por experiência própria, pois sou dessas que trabalho fora, cuido de casa, cuido da cria, faço minhas artes (minha terapia) e gosto de cozinhar! E quero sempre fazer algo saudável!

Dicas práticas para manter uma alimentação saudável:

 Saladas:

geladeira saudavelProcure separar um tempo para higienizar as saladas que você irá utilizar por uma semana, já que ela resistem pouco tempo.Lave as folhosas, deixe-as escorrendo bem e guarde-as em um pote com tampa. Lave os legumes como pepino, tomate (eu sei, tomate é fruta!), pimentões, abobrinha e acondicione-os em saquinhos ou pote. Alguns como pimentões, cenoura, abóbora já dá para guardar picadinho dependendo da preparação que irá utilizar, ou cenoura ralada para salada por exemplo. Você pode deixar alguns cozidos, como a beterraba, cenoura, abóbora, brócolis, couve-flor… só cuide nos dias que irá deixar armazenado, no máximo 3 dias sob refrigeração. Outra opção para o brócolis, couve-flor e cenoura é congelar após o cozimento. Após a água levantar fervura, coloque o alimento para cozinhar e deixe-o al dente. Depois escorra a água e imediatamente coloque em um recipiente com água e gelo. Em seguida escorra bem a água e congele.

Batatas o ideal é prepara-las na hora que for consumir, pois elas oxidam e ficam com a superfície escura.

 Frutas:

frutasSegue o mesmo princípio das saladas. Higieniza-las todas e acondiciona-las em saquinhos ou potes. Algumas como melão, mamão, melancia, manga, abacaxi, abacate podem ser guardadas já picadas sob refrigeração ou congeladas para preparar sucos naturais.

 

 

 

Temperos:

Temperos como cheiro verde, alho, cebola, alecrim, manjericão, podem sem lavados, picadinhos e acondicionados em forminhas de gelo com azeite. Aí quando for temperar a comida é só colocar na panela. Dica: Use uma forminha própria para esta finalidade, depois que as pedrinhas estiverem todas congeladas, coloque-as em um pote com tampa.

 Use e abuse dos eletrodomésticos!

polpa de frutas

Palpas de frutas

Eles existem também par facilitar nossa vida, então faça bom uso deles. Por exemplo o freezer é um ótimo aliado nosso, então quando preparar almôndegas caseiras, hambúrguer caseiro (super prático-qualquer dia trago a receita para vocês), nuggets caseiro (receita aqui), carne de panela, frango com molho, pão de queijo caseiro e tantas outras receitas. Faça uma quantidade maior e reserve um tanto para congelar, na próxima vez é só tirar do freezer e vapt vupt! Além claro dos vegetais, frutas para polpa de suco, e outros alimentos que dá para congelar e facilitar seu dia a dia.

Preparações assadas são sempre ótimas pedidas, já que enquanto assa, você pode utilizar seu tempo com outra atividade. Por exemplo: enquanto o jantar está no forno, dá pra brincar com os filhos e curtir o marido!

Existe muita coisa que pode tornar nosso tempo na cozinha mais prático, é só ver qual melhor se encaixa na rotina. E não deixe-se levar pelos produtos industrializados para facilitar seu dia a dia, eles também são “fast food” e prejudicam a saúde tanto quanto os famosos fast food se consumidos em excesso. Se quiser ler mais a respeito dos fast food veja na nossa página ABC da Nutrição Infantil. 

Cristiane Crisuk ─ Nutricionista Infantil

Cristiane Crisuk- Autor do MãezíssimaNutricionista de formação, descobrindo as maravilhas da nutrição infantil sendo mãe da Isa Maria. Sempre gostou de cozinhar e agora mais ainda. Atualmente desenvolve trabalho de educação nutricional infantil no hospital que atua e também em escolas. Está desenvolvendo projeto para oficinas com abordagem na alimentação e nutrição infantil, e também atendimento domiciliar para famílias. Nas horas vagas tem como hobby ou “terapia” costurar.

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2 Comments

  • muito bom seu conteudo parabens recomendo a todos e aguardo mais

    • Oi Gustavo, tudo bem? Vi que tem um site sobre receitas. Quem sabe podemos conversar sobre troca de conteúdo. O que acha? Entre em contato pelo grace@maezissima.com.br