Qual a hora certa para recomeçar?

Será 4 meses, 6 meses ou 30 dias? Quanto tempo leva para uma mãe retomar sua "vida" depois da maternidade? Bora pensar um pouco sobre recomeços?

Qual a hora certa para recomeçar?
Especial,  Ser mãe
28 de março de 2018

O bebê chega e sua vida vira de cabeça para baixo: seu corpo muda completamente, a rotina da sua casa se perde entre tantas novas demandas, você já não é mais a mesma, como recomeçar? Faltam alguns dias para minha bebezinha completar 9 meses, e ainda não sei se estou pronta para recomeçar, retomar, voltar aos trilhos que percorria. Os planos eram outros, claro. Mas esses eram meus planos e não sei vocês, mas por aqui poucas coisas andam saindo como planejado.

Então, durante uma daquelas sonecas maravilhosas da tarde, estou eu aqui, voltando a fazer algo que amo muito. Não sei se estou pronta para manter regularidade, não sei se estou pronta para contar tudo que não tem dado certo nessa nova experiência que é ser mãe de duas meninas pequenas. Mas senti que era a hora de começar a me abrir novamente ao mundo.

ester 3 meses

Ester no seu ninho preferido, meu colo! Imagem Brenna Condonio

Abrir-se lentamente. Nem sempre isso é possível, mas abrir-se lentamente é a forma menos agressiva de recomeçar. Muita coisa tem sido diferente na volta da segunda gestação. Uma delas é que, se antes eu já buscava ser o mais autêntica possível quando o assunto era maternidade e o ser mulher-mãe, agora estou ainda mais determinada nessa tarefa. E ainda em um novo nível, não apenas autêntica enquanto papel social, mas como Grace. Porque às vezes, é preciso muita coragem para ser apenas você. Muita coragem para saber seus limites. Muita coragem para honrar suas escolhas porque sabe a importância que elas tem nas pessoas, pessoinhas, a sua volta.

Lembrar com carinho dos motivos da pausa ajuda muito nesse processo. Se permitir ser feliz por ter pausado. Nem tudo é cinza e pesado. Até as situações mais complicadas de “parada na vida” podem gerar crescimento e amadurecimento. E queridas, amadurecer dói, mas é tão importante. Num mundo onde tanta gente comemora sua vida de Peter Pam, crescer é um ato de resistência.

Recomeçar é exercitar a confiança novamente. Confiar em você, confiar na sua rede de apoio, confiar em Jesus que diz: bem sei os planos que tenho para vocês. Planos de Paz! E Jesus é lindo, fiel, companheiro perfeito, a pessoa que toda mãe precisa para conseguir não enlouquecer no dia a dia. (rsrsrsrs)

Qual é a hora certa para recomeçar? Será 4 meses, 6 meses, 30 dias? Quando recomeçar é aquela coragem que só você sabe dizer se já tem de voltar ao mundo e seus mecanismos estranhos depois de estar mergulhada por inteiro num processo tão maluco como gerar uma vida, não tem prazo definido, não tem receita, e não tem um jeito fácil de saber.

Eu estou recomeçando, e você: o que precisa recomeçar hoje?

Grace  I. Barbosa ─ MãezíssimaGrace e Julia perfil

Idealizadora e fundadora da Mãezíssima. Mãe da Julia e da Ester, jornalista, escritora e empreendedora. Aprendendo todo dia a ser uma mãe possível. Amante das boas histórias e de compartilhar conhecimentos que realmente fazem a diferença na vida dos leitores.

 

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *