Segundo filho: Mãe tem memória curta, só pode!

Segundo filho: Mãe tem memória curta, só pode!
Especial,  Ser mãe
19 de janeiro de 2017

Como alguns já sabem, estou na minha segunda gestação, vem um segundo filho por aí! Conseqüentemente, algumas coisas estou passando pela segunda vez, o que não deveria me causar nenhuma surpresa, não é mesmo? ERRADO. Não sei o que acontece, mas desconfio que mãe tem memória curta ou realmente existe um momento mágico que esquecemos das coisas mais complicadas e difíceis do processo de gestação, parto, etc.

Na minha primeira gestação passei muito mal nos três primeiros meses, mas eu não lembrava de verdade como é horrível acordar com vontade de vomitar ou já correndo para o banheiro de fato. Não me lembrava como é desconfortável a sensação de enjoo permanente e a tristeza de não fazer ideia do que comer para não por tudo pra fora novamente.

A amnésia ataca os pais também. Meu marido não lembrava o quanto mães em começo de gestação dormem.  Depois de vários dias comigo dormindo às 20h e acordando só no dia seguinte (já passando mal) ele me disse: Estou com saudades de conversar com você. Só estou te vendo dormindo!

Pois é….

segundo filho

Foto Campanha Toda Mãe é Mãe – Eu tenho a família do tamanho ideal.
Imagem: Evary Leal

Fiquei pensando nas outras coisas que esquecemos rapidamente, como a ansiedade antes do parto, a dor no bico do peito na hora de amamentar, o sono monstruoso de quem acorda várias vezes de madrugada para amamentar, o medo da primeira saída de casa com o pequeno recém nascido, a vergonha da primeira birra em público. Tantas coisas que passamos e mesmo difíceis e dolorosas, parece que são superadas por algum ingrediente mágico que faz com que fiquem apagadas, se tornem secundárias diante do todo que é ser mãe.

Suspeito que seja esse afeto e que só aumenta enquanto eles crescem. Esse sentimento quase inexplicável de quando ganhamos um abraço, um pedido de colo, um “eu te amo”. É mãe tem memória curta para escolher passar por tudo isso novamente. Mas é mesmo como dizem: é difícil, mas é tão bom!

Grace  I. Barbosa ─ Mãezíssima

Grace e Julia perfilIdealizadora e fundadora da Mãezíssima. Mãe da Julia, jornalista, escritora e empreendedora. Aprendendo todo dia a ser uma mãe possível. Amante das boas histórias e de compartilhar conhecimentos que realmente fazem a diferença na vida dos leitores.

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *