Toda mãe precisa de uma amiga assim

Todo mãe merece - e precisa - de uma amiga, ou várias amigas, com um outro nível de confiança e companheirismo. Você tem uma amiga assim?

Toda mãe precisa de uma amiga assim
Especial,  Ser mãe
31 de outubro de 2016

Mães precisam de redes de apoio. Essa é a verdade mais incontestável da maternidade, independente de qualquer divergência de pensamento. O que tenho vivido na prática é que a necessidade dessa rede não passa quando o bebê começa a ficar um pouco maior e ter mais independência. Não passa quando a mãe volta ao trabalho ou quando vai tudo bem com a escola que você escolheu. Não importa a “fase” que está vivendo como mãe. A verdade é que você sempre precisará de apoio.

Tenho percebido que a melhor rede de apoio são outras mães com contextos parecidos ao seu. Por exemplo, filhos na mesma faixa etária ou próximos, situação financeira parecida e necessidades parecidas. Em outras palavras, uma (ou várias) amigas que conhecem mais a fundo seu dia a dia, sua personalidade, seus pontos fortes, seus pontos fracos, seus valores e fé. Uma amiga (ou várias) que tenha essas qualidades:

Toda mãe precisa de uma amiga que:

1 – Seja um bom ouvido

Toda mãe precisa de uma amiga, confidente, que possa te ouvir reclamar da maternidade sem fazer julgamento. Alguém que você possa ligar, ou mandar uma mensagem, quando estiver quase perdendo a paciência com seu filho. Alguém pra recorrer quando a vontade for pendurar a criança na parede com fita isolante (porque esses momentos fazem parte da maternidade real de cada uma de nós). Alguém que ouça até que você se acalme, que ofereça ajuda e que não julgue toda sua maternidade por aquele momento de raiva.

2 – Que te lembre que é boa mãe!

Toda mãe precisa de uma amiga que te lembre que você é uma boa mãe. Principalmente quando você receber aquela crítica cruel, quando for julgada por alguma falha que não conseguiu resolver. Quando for chamada na escola, quando der de cara com um pediatra grosseiro. Alguém que te ajude a lembrar o quanto você tem se esforçado para ser a melhor mãe que consegue ser, com a realidade que tem, e o quanto tem superado seus limites e medos para ser melhor.

aldeia

3 – Que você confie o suficiente para receber uma puxada de orelha

Num mundo onde existe um monte de crítica vazia e apenas com a intenção de magoar, toda mãe precisa de uma amiga que confie o bastante para receber uma puxada de orelha quando precisar. Não existe criação perfeita, nem mãe perfeita. Sempre podemos melhorar em algo, seja na alimentação, na educação, na forma de falar com os filhos. Uma amiga que é um apoio verdadeiro vai saber quando e como falar com você sobre essas coisas. E você vai receber em amor e confiança.

4 – Que te dê o direto ao descanso

Essa é a prova final! Achar pessoas para te dar cobertura em emergência é muito importante. E cada pessoa que ajuda nessa hora, também é muito importante. Mas alguém que te ajuda quando você não tem uma emergência, quando você não tem um trabalho atrasado, ou um médico marcado. Alguém que fique com as crianças para você simplesmente descansar quando estiver gripada, ou irritada demais. Alguém que não te recrimine quando você pedir ajuda com as crianças para simplesmente descansar. Ter uma amiga com essa liberdade é algo de outro mundo e toda mãe deveria ter. Não existem palavras para descrever uma amizade com esse nível de liberdade!

Uma amiga (ou várias) assim, não tem preço. Homenageie, abrace, mande bolos de chocolates, cuide dos filhos dela, agradeça, agradeça e agradeça. Apoio é a parte mais preciosa da maternidade! E esse apoio vai além do parceiro. Sim ele é muito importante, mas tem coisas que só uma amiga irá entender.

Cultive as boas amizades, seja você também uma boa amiga para outra mãe. Espalhe amor e compreensão. Isso sim é corrente do bem!

Grace  I. Barbosa ─ Mãezíssima

Grace e Julia perfilIdealizadora e fundadora da Mãezíssima. Mãe da Julia, jornalista, escritora e empreendedora. Aprendendo todo dia a ser uma mãe possível. Amante das boas histórias e de compartilhar conhecimentos que realmente fazem a diferença na vida dos leitores.

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *