Tudo sobre ovos de Páscoa para as crianças!

Chegou a hora de comprar os ovos de Páscoa das crianças e bateu aquela dúvida em qual escolher? E como ajudar as crianças a não devorarem tudo em um só dia? Um guia para sobreviver a avalanche de chocolates!

Tudo sobre ovos de Páscoa para as crianças!
Alimentação,  Especial
16 de abril de 2014

Na cultura ocidental temos como símbolo da Páscoa os ovos de chocolate, que trazem consigo o significado da fertilidade, assim como o coelho. Mas tradições à parte, o que acontece em muitas famílias é a troca dos ovos de chocolates e de outros alimentos que levam este ingrediente, e principalmente as crianças, ganham vários chocolates de familiares ou amigos. Então vamos tentar deixar as coisas mais saudáveis nesta época do ano tão doce!

Para começar, crianças menores de 1 ano de idade não são recomendadas a consumir este alimento por ele ter grandes chances de causar alergias alimentares antes desta idade, alguns pediatras recomendam aguardar até os 3 anos de idade para oferecer o chocolate, então vale a pena conversar com o pediatra.

Qual ovo de Páscoa devo comprar para meu filho?

ovos de pascoa

Prefira chocolates meio amargos.

As opções sem recheios trufados, de brigadeiros ou de bombons, que utilizam somente o chocolate ao leite tradicional, são menos calóricas, pois possuem menos gorduras e açúcares. Já os meio amargos e com maior concentração de cacau, são os mais saudáveis, pois possuem substâncias benéficas ao coração e menor teor de gordura e açúcar que o chocolate ao leite. E seu filho ainda não experimentou chocolate, é uma boa alternativa oferecer o meio amargo, pois assim ele já irá se adaptar ao gosto mais amargo deste tipo de chocolate.

Outra opção que tem sido muito utilizada nos tempos atuais é a alfarroba, trata-se de uma vagem cuja polpa é torrada e moída e serve como base para uma massa parecida com o chocolate. Ela tem mais fibras, boas quantidades de vitaminas e minerais e, quando comparado com o chocolate, tem menos açúcar e menos gordura, além de não possuir cafeína e teobromina, que são estimulantes presentes no cacau.

alfarroba

Alfarroba: uma alternativa ao chocolate

Já existem opções no mercado de ovos e barrinhas de alfarroba, além de ser também encontrada em pó em algumas casas de produtos naturais, que pode ser utilizada em diversas receitas. É uma boa opção para as pessoas que possuem alergias alimentares (leite de vaca, soja, glúten) ou buscam uma opção mais saudável.

Um pouquinho por dia

Mas lembre-se, é preciso controlar a quantidade de consumo, nada em excesso é saudável! Para as crianças fica a dica de abrir um ovo de cada vez e somente quando o anterior já tiver acabado, mas não vale comer tudo de uma vez para abrir o próximo. Corte em pedaços e explique que será consumido um pedaço por dia ou na freqüência que você determinar, e sempre após as refeições, nunca antes para não atrapalhar o apetite. E para não aguçar a vontade das crianças, guarde os ovos em um local que não fique a vista e de livre acesso. Como as crianças gostam muitas vezes até mais dos brinquedos que vêem juntamente com o chocolate, combine de abrir os ovos somente para retirar os brinquedos e proceda da mesma forma.

Reforce a alimentação saudável

E aproveite o clima do coelho da páscoa e faça receitas que levam alimentos que o coelho adora, por exemplo, a cenoura. As crianças gostam destas associações dos alimentos com os personagens, e costuma funcionar muito bem!

E para você Mãezissima que está disposta a fazer uma receita diferente, veja esta versão de ovo de páscoa rico em fibras! http://abcnutricaoinfantil.blogspot.com.br/2014/04/no-clima-da-pascoa.html

 

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