Vida em família: Somos uma equipe?

Sua família funciona como uma equipe? Isso não é tarefa fácil hoje em dia, mas é uma questão de decisão. Leia mais:

Vida em família: Somos uma equipe?
Especial,  Família
21 de agosto de 2016

Equipe é quando você trabalha junto”, define minha filha de 4 anos sem titubear. Trabalhar junto, várias pessoas focando num objetivo em comum, o coletivo a cima do individual. Agora me responda, olhando para sua família hoje, você são uma equipe?

Ser uma equipe hoje é contra o senso comum da nossa época, é nadar contra a corrente. Afinal, o que mais ouvimos na mídia ou nas conversas de vizinhas é a defesa acirrada da felicidade individual. “O que importa amiga, é você estar feliz”. Quantas vezes você já ouviu isso? Foi pensando assim que fiquei muito chateada com o que me aconteceu recentemente.

Sabe um dia daqueles? Aposto que sabe, você é mãe! Aquele dia que nada flui facilmente, tudo está enroscado, pesado, complicado. Criança chora, faz birra, você está sem paciência, o almoço fica ruim, chega atrasada no trabalho, tudo dando errado. Num dia desses, tudo que eu queria é chegar em casa e “trocar de turno” com meu marido para poder descansar e ir no meu compromisso sozinha. Não estava pedindo nada demais, era meu direito.

Mas nesse dia, ele não chegou nem na hora marcada, muito menos mais cedo. Ele estava “preso” numa premiação no trabalho. Algo muito bom para sua carreira. Mas quando ele entrou em casa, minha vontade era mandar de volta pra rua. Eu confesso, estava cansada e irritada demais para dar os parabéns.

vida em família

Mais tarde, bem mais tarde, alimentada e com a pequena já na cama, deu para pensar um pouco melhor. Afinal de contas, somos ou não somos uma equipe? Estamos juntos nessa vida que escolhemos, ou apenas dividimos as contas e criamos uma filha?

Nessa hora, precisei lembrar que minha escolha de vida é um verdadeiro “nadar contra a maré”. Precisei respirar fundo, erguer o queijo e remar ainda com mais força, contra meu desejo de individualizar. Contra a vontade de ser EU contra VOCÊ, para pensar no “NÓS”. Precisei escolher mais uma vez ser uma equipe.

Quando se trabalha em equipe, a vitória de um, é também de todos. Não existe glória individual, não existe trabalho menor. Se é uma equipe, não é uma competição individual.  Claro que é preciso existir amor próprio e individualidade, mas não individualismo.

Equipe é quanto todos trabalham juntos, eu te ajudo com o que posso e no que você precisa, você faz o mesmo por mim, fazemos o mesmo por nossos filhos e ensinamos eles a fazerem o mesmo por nós. E nos alegramos com as vitorias de cada um, porque sabemos que é uma vitória da nossa equipe familiar que conseguiu dar estrutura, apoio e ânimo para que alcançasse a vitória.

Eu quero que minha família seja uma verdadeira equipe. E você?

Grace  I. Barbosa ─ Mãezíssima

Grace e Julia perfilIdealizadora e fundadora da Mãezíssima. Mãe da Julia, jornalista, escritora e empreendedora. Aprendendo todo dia a ser uma mãe possível. Amante das boas histórias e de compartilhar conhecimentos que realmente fazem a diferença na vida dos leitores.

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *