Mulheres que fazem parte da nossa história. Vamos falar sobre elas?

Não queremos reescrever uma história mundial feminina, mas sim deixar essa história - que é a história de todos – mais plural, rica e inspiradora para meninos e meninas.

Mulheres que fazem parte da nossa história. Vamos falar sobre elas?
Especial,  Família
10 de março de 2016

A combinação é perfeita: dia da Mulher + informação = a deliciosa descoberta de mulheres importantes e decisivas para as ciências, artes e biologia. A situação é simples, nossa história é contada e ensinada mostrando grandes descobertas e conquistas feitas por homens. Mas, graças a informação cada vez mais acessível, já é possível incluir novos nomes nas nossas listas de ensino ou nas histórias que contamos para nossos filhos. Nomes femininos, de mulheres com histórias incríveis de conquista. ATENÇÃO: não queremos reescrever uma história mundial feminina, mas sim deixar essa história – que é a história de todos – mais plural, rica e inspiradora para meninos e meninas.

Vamos relembrar as inventoras mulheres que foram apagadas da história!Somos criadoras e inventoras, e fomos também ao longo da história da humanidade. Contribuímos com invenções, pensamentos, ideias, fomos pioneiras em muitas coisas. Porém, nossos méritos foram sumariamente apagados, e não estamos nos livros de história. Precisamos falar sobre nós, contar onde estivemos e o que fizemos.

Publicado por Empodere Duas Mulheres em Terça, 8 de março de 2016

 

Algumas mulheres que mudaram nossa história

Médica Psiquiátrica Nise da Silveira

Foi pioneira no tratamento digno ao paciente com transtorno mental. Inspirou a reforma psiquiátrica brasileira. Formou-se como a única mulher entre os 157 homens na faculdade de Medicina da Bahia.

Pedagoga – Maria Montessori 

Uma das primeiras mulheres que estudaram medicina na Itália. Criou um método de ensino enraizado no respeito e amor a criança. Sua metodologia influencia a educação ao redor do mundo.

17 Mulheres da Física

Eles descobriram pulsares, encontraram a primeira evidência de matéria escura, pioneira na matemática, na radioatividade, fissão nuclear, elasticidade, e programação de computadores, e até mesmo ter parado luz. Como a arte está em inglês, sugiro dar um Google no nome das cientistas. Uma infinidade de informações estão disponíveis sobre elas!

Mulher no Rock

Sister Rosetta Tharpe

E se o Rock tiver sido inventado por uma mulher negra? Matéria do site Hypeness – “Rosetta é uma guitarrista de rock em todos os sentidos possíveis dessa nomenclatura – e das melhores; mais pungentes e cheias de atitude. O agravante, no entanto, é que sua música se tornou popular nos EUA nos anos 1940 – quase 20 anos antes do surgimento oficial do Rock.”

Nos ajude a complementar essa lista. Envie links, nomes, textos para ajudar a recontar a nossa história de forma plural e justa. 

Grace  I. Barbosa ─ Mãezíssima

Grace e Julia perfilIdealizadora e fundadora da Mãezíssima. Mãe da Julia, jornalista, escritora e empreendedora. Aprendendo todo dia a ser uma mãe possível. Amante das boas histórias e de compartilhar conhecimentos que realmente fazem a diferença na vida dos leitores.

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *