3 regras para manter o foco

Em época de férias escolares, concorrência feroz, crise econômica, excesso de tarefas e tantas outras coisas que nos solicitam a todo o momento o desafio, sem dúvida, é manter o foco.

3 regras para manter o foco
Especial,  Mãe empreendedora
12 de julho de 2015

Dias atrás ouvi a frase: Grace, às vezes, acho que te falta um pouco de foco. A conversa era despretensiosa, mas o assunto passava por empreendedorismo. Resultado: a frase ficou grudada em minha mente e me fez refletir, estudar e agir sobre o como manter o foco. Quero dividir com vocês o que tenho aprendido sobre definir e ter um foco nos negócios e na vida. Vale para mães empreendedoras ou não, afinal estamos todas precisando manter o foco.

1ª regra: Definir um foco simples e claro

manter o focoParece simples e óbvio, mas é um baita desafio. Isso porque, nós enquanto mães (empreendedoras ou não) temos a mania terrível de abraçar muitas tarefas ao mesmo tempo. Achamos que daremos um jeito. E geralmente damos. O problema é que nesse meio tempo desperdiçamos energia, concentração e principalmente tempo no que não é nosso objetivo realmente, fugimos do nosso foco.

Por isso é preciso definir um, dois ou no máximo três focos, objetivos, que você deseja alcançar nesse semestre, ou no ano. Algo que você precisa aprender ou um lado do seu negócio que nesse momento você precisa melhorar. Você pode fazer uma lista enorme de necessidades, mas escolha 2 ou 3 itens para serem seu foco nesse momento.

2ª regra: Diga não para o que não contribui com seu foco

manter o focoCom o foco definido vem a tarefa dificílima de dizer não para o que não contribui no alcance do seu objetivo. Não é ser chata, arrogante, nada disso. Mas com delicadeza mostrar para quem te solicita que seu tempo é limitado (e já vamos falar mais sobre isso) e por isso você precisa dizer não. Você diz não para manter seu foco.

Isso vale também para as leituras que fazemos, os vídeos que assistimos na internet e até nos eventos que participamos. Aqui o ditado “menos é mais” encaixa perfeitamente. A quantidade de informação disponível nunca esteve tão alta. Ninguém é capaz de absorver tudo, é preciso fazer um filtro e escolher o que – nesse momento da sua trajetória – é relevante para você e seu empreendimento ou para sua vida. Leia: A cilada de (tentar) ser multitarefa

Aprender ou trabalhar em uma coisa de cada vez faz com que o tempo gasto nessa tarefa seja menor. O resultado você pode imaginar: economia de tempo – nosso bem mais precioso.

3ª regra: seja firme no momento certo, para ser flexível com suas prioridades

manter o focoEssa regra é principalmente para mães e pais empreendedores. Eu trabalho em home office e existe um desafio enorme em fazer o tempo ser produtivo. Faz parte da nossa rotina as crianças nos solicitarem constantemente, assim como as tarefas da casa e até mesmo nossa falta de disciplina. Por isso nessas horas é preciso ser firme primeiro com você, com suas obrigações\agenda\planejamento e depois com as pessoas a sua volta. Principalmente se trabalha em casa. A boa notícia é que rapidamente esse respeito por seu tempo de trabalho acontece espontaneamente e passa também a ser valorizado.

O resultado desse esforço em ser firme com você e com os outros durante o tempo que está dedicado ao seu trabalho é que assim irá sobrar mais tempo para ser flexível com as suas prioridades. Ex: férias escolares. Nesse período é preciso ser flexível, assim como quando os pequenos ficam doentes, etc.

O que quero dizer é que a melhor parte de ter um foco claro e seguir essas regrinhas é que irá “sobrar” um tempo para suas prioridades. No meu caso, e de muitas empreendedoras que conheço, essa prioridade é a família. Principalmente conseguir ter tempo de qualidade com eles.

Resumindo: não dá para fazer tudo. Alavancar ou manter um negócio exige trabalho sério. Para isso você precisa ter um foco claro, dizer não para o que não contribui, ser firme com você e com os outros, e flexível com suas prioridades. Eu estou praticando essas regras e já estão dando resultado. E você?

Grace  I. Barbosa ─ Mãezíssima

Grace Barbosa - Autor do Mãezíssima

Idealizadora e fundadora da Mãezíssima. Mãe da Julia, jornalista, escritora e empreendedora. Aprendendo todo dia a ser uma mãe possível. Amante das boas histórias e de compartilhar conhecimentos que realmente fazem a diferença na vida dos leitores.

posts relacionados

Comments are closed.