Mãe empreendedora – Coloque limite em seu trabalho

Um texto de alerta para todas nós. Estamos colocando limite no tempo e energia que dedicamos ao trabalho? Ou já deixamos que família, filhos e até nós mesmas, sejam sufocados pelo nosso trabalho?

Mãe empreendedora – Coloque limite em seu trabalho
Especial,  Mãe empreendedora
25 de fevereiro de 2016

Você deixou seu emprego para ter mais tempo de qualidade com seus filhos e na sua vida em família. Você abriu mão de segurança financeira, estabilidade, para ter autonomia e flexibilidade. Mas de repente se vê respondendo e-mails de madrugada e almoçando com o celular. Está na hora de colocar limites em seu trabalho.

Criticamos os empregos fixos, os chefes autoritários que não compreendem nossas necessidades como mulheres e mães. Desmerecemos os empregos públicos,  o cartão ponto, o ódio da segunda-feira. Mas o que não percebemos é que, de alguma forma, eles colocavam limites no trabalho. Depois das 18h, quando você saía do emprego, sua vida era sua vida e não mais do cliente ou do trabalho.

Hoje em dia, mesmo quem trabalha em um emprego fixo vive a dificuldade de não ter hora livre do trabalho. Somos pressionados pela cultura do “amo o que estou fazendo e por isso posso fazer a qualquer hora”, e assim a não desligar do trabalho. Acabamos acreditando que trabalho pode ser sinônimo de vida pessoal e prazer pessoal, transferimos para o trabalho as horas de lazer, de descanso, de convívio familiar. Esquecemos que trabalho é apenas uma das partes que compõe nossa vida. Chega uma hora que é preciso lembrar que trabalho é trabalho, família é família, lazer é lazer. É preciso separadas as áreas da nossa vida para poder distribuir corretamente a energia gasta em casa uma delas.

tempos modernos

Nesses 4 anos de vida de mãe empreendedora, posso dizer que nesse caminho existem muitas ciladas. Primeiro jogam a frase “seja mãe empreendedora e tenha mais tempo com seu filho” desconectada de contexto financeiro, emocional e cultura. Cilada! Depois te falam que é possível “ fazer o negócio crescer com poucas horas de trabalho”. Cilada! E por fim, tenha tempo com seu filho a hora que você quiser e trabalhe depois. Cilada!

O problema não é um dia ou outro flexibilizar as horas de trabalho, abrir horário para o sorvete ou para o passeio na praça. O problema é achar que essa pode ser uma rotina de trabalho real. Não existem atalhos, o tempo é linear. Se você deixar para trabalhar outra hora, mais tarde, a noite, estará trabalhando quando deveria estar verdadeiramente em família, descansando, cuidando de si mesma, aproveitando seu parceiro de relacionamento.

O tempo é uma coberta é curta, se você puxa de um lado, descobre de outro.

Uma organização tradicional de trabalho, com suas 8h e cartão ponto, tem suas falhas? Com toda a certeza, mas ela garantia o direto de limite ao seu trabalho. Quando você está trabalhando sozinha, seja em casa, seja num outro ambiente, é preciso estabelecer esses limites. Por favor, não esqueça: trabalho é apenas uma parte da sua vida.

 

Claro que é preciso ter adequação da vida conforme sua realidade, conforme seu contexto familiar e financeiro. Mas a busca desenfreada por resultados financeiros, não substitui o tempo de vida bem vivida.

Hoje sabemos que trabalhar muitas horas é diferente de trabalhar bem. Produtividade e eficiência não estão diretamente ligadas a quantidade de horas que você dedica ao serviço.

Olhe para sua vida. Qual é espaço e importância que tem reservado para seu trabalho, negócio ou serviço. Será que você não está buscando no trabalho realizações que ele não pode dar? Será que não está buscando no trabalho fugir de enfrentar outras áreas da sua vida? Pense nisso com carinho. Trabalho é apenas mais uma parte da sua vida.

Grace  I. Barbosa ─ Mãezíssima

Grace e Julia perfilIdealizadora e fundadora da Mãezíssima. Mãe da Julia, jornalista, escritora e empreendedora. Aprendendo todo dia a ser uma mãe possível. Amante das boas histórias e de compartilhar conhecimentos que realmente fazem a diferença na vida dos leitores.

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *