Psicopedagogia para quê?

Psicopedagogia para quê?
Especial,  Mãe empreendedora,  publipost
1 de fevereiro de 2016

“Acho melhor você procurar uma psicopedagoga”, aconselha a professora da escola. Se você é mãe e já ouviu essa frase, pode ter se perguntado: Mas para que uma psicopedagoga? Essa profissão, por ser relativamente recente, ainda não é bem compreendida por todo mundo. Por isso hoje vamos falar sobre como a psicopedagogia pode ajudar seu filho ou sua família. Conversamos com as psicopedagogas do Espaço Mediação, Michelle Klaumann e Danielle Gross de Freitas. Elas vão nos ajudar a entender um pouco melhor o papel desse profissional.

É verdade que a área de atuação mais conhecida da psicopedagogia são as dificuldades de aprendizagem, geralmente vinculadas a vida escolar. “Para que a aprendizagem ocorra é preciso que o sujeito esteja se desenvolvimento harmonicamente em diferentes âmbitos, tais como a área emocional, cognitiva, motora e até acadêmica (aquisição de conteúdos relativos ao nível escolar que se encontra). A Psicopedagogia identifica as lacunas de aprendizagem no sujeito (investigando esses pilares citados anteriormente, e também se aprofundando naquele que requer maior atenção) e tenta supri-las de forma a resgatar essas bases da aprendizagem no sujeito”.

psicopedagogas

Michelle e Danielle em seu consultório

Mas se engana quem pensa que só crianças com dificuldades de aprendizagem são atendidas por psicopedagogos. “Ainda que a criança não tenha dificuldades escolares, o trabalho clínico pode atuar de forma preventiva e prazerosa, pois outras dinâmicas de trabalho pedagógico que desenvolverão autoconhecimento e identificação de potencialidades e obstáculos no processo de aprendizagem podem ser realizadas em qualquer momento de vida dos aprendizes.”

Dentro dessa proposta preventiva, a equipe de psicopedagogas do Espaço Mediação também desenvolve: acompanhamento educacional (similar a um trabalho de coaching, que lançará um olhar atento para as questões que fazem parte do universo escolar, como estado emocional, administração do tempo, rotina de estudos dentre outros); oficinas de redação, jogos matemáticos e alfabetização lúdica; além de mediação de grupos de estudos sobre os temas relacionados a educação.

Além do ambiente escolar, as psicopedagogas Danielle e Michelle também desenvolvem o atendimento familiar, que é um auxílio aos pais em tudo que diz respeito a função educativa da família. “ Atualmente diferentes desenhos familiares, com necessidades diferentes e rotinas diferentes, demandam que cada família seja olhada na sua singularidade. Sendo assim o Espaço Mediação criou esse espaço para as famílias. Para que venham falar de suas angústias e para que exponham suas expectativas com relação à educação e cuidados dos filhos e, em contrapartida, recebam orientações pautadas em conhecimentos científicos mas também coerentes com sua realidade e valores familiares.”

No dia a dia do atendimento os assuntos mais comuns são escolha de escola para o filho, incompatibilidade de rotinas entre adultos e crianças, dúvidas quanto ao melhor momento de se procurar a escola, administração de conflitos com a criança ou adolescente, disciplina na rotina de estudos e tarefas de casa e relacionamento entre pais e escola.

psicopedagogia

Alguns materiais usados para jogos matemáticos.

O atendimento clínico é bastante singular, sendo único para cada criança. “A intenção psicopedagógica não é realizar reforço de conteúdos não aprendidos ou realizar cansativas conversas com lições de moral para as crianças e adolescentes, mas construir com os aprendizes estratégias que facilitem sua própria aprendizagem.” Após um primeiro momento de criação de vínculo com o profissional, avaliação e escolha das estratégias, as sessões passam a ser bastante criativas, incluindo desde culinárias, até visitas a museus, perpassando por projetos com temas diversos que exigem construção por parte do sujeito, como Construção de Cidades, Sistema Solar, até teatros com fantoches, literatura infantil e arte.

As psicopedagogas garantem: em geral as crianças gostam muito do ambiente acolhedor do consultório, dos materiais apresentados e dos jeitos diferentes proporcionados no consultório para aprender com as situações desafiadoras, bem como para reconhecerem suas potencialidades em áreas diversas que muitas vezes ficam adormecidas devido a demandas externas consideradas mais urgentes.

Conheça o Espaço Mediação – Pedagogia e Psicopedagogia

espaço mediação logowww.espacomediacao.com.br

contato@espacomediacao.com.br

Endereço: Padre Germano Mayer, 1337 – Alto da XV

Telefones: 41 33623076 \\ 41 87014459

posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *