Aprenda a fazer a caixa surpresa para bebês

Aprenda a montar uma caixa surpresa para seu bebê. Um recurso encantador e que estimula todos os sentidos dos pequenos.

Aprenda a fazer a caixa surpresa para bebês
Brincar,  Especial,  Sem categoria
12 de julho de 2016

Você conhece a caixa surpresa para bebês? Um brinquedo, um recurso pedagógico, mas principalmente: uma atividade encantadora para os bebês e as crianças pequenas. Elas adoram explorar os brinquedos, colocar e tirar das caixas, e conforme a idade podem explorar combinações e organizações. Quem vai nos ajudar a conhecer e entender melhor esse recurso é a Zuleica Malucelli, diretora do Aurora Espaço Bebês.

caixa supresa

Imagem: Espaço Aurora

Como fazer a caixa surpresa

A Zuleica nos contou como foi a experiência no ambiente da escolinha. Você mãe, pode reproduzir em sua casa seguindo as sugestões que ela nos passou. Olha só:

Preparamos um espaço diferente para as crianças explorarem. Confeccionamos várias caixas com imagens ilustrativas, com contextos significativos para os bebês, como por exemplo: com a imagem de um bebê de boca aberta, outra com a imagem de aparelhos celulares e carregadores, outra com a imagem de uma máquina de lavar roupas, com imagens de bolinhas, de bijuterias, de ferramentas, de brinquedos, etc.

Cada caixa possuía um buraco para interação e exploração. Ao redor das caixas, dispusemos objetos variados que tivessem relação com as imagens apresentadas, como telefones, roupinhas de bebê, alimentos de brinquedo e também de verdade, pulseiras e colares, bolinhas de diversos tamanhos e texturas, martelos de brinquedo, parafusos,etc.

caixa surpresa

Como os bebês interagem com as caixas surpresa

A proposta foi apresentada às crianças várias vezes, e a partir daí fizemos nossas observações sobre as reações e as descobertas dos pequenos que foram instigados a começar a pensar na qualidade dos objetos que podem “combinar”, ou não, com as diferentes caixas. Observamos quais as preferências das crianças, se elas colocavam os objetos nos buracos correspondentes ou de forma aleatória, se pediam ajuda das professoras, se interagiam com as outras crianças durante a experiência, se percebiam os buracos e as imagens.

Percebemos que a partir dos 2 anos as crianças brincam muito com os objetos, exercitando o simbólico e procuram colocá-los nas caixas com imagens afins.

Antes de 2 anos o maior interesse é simplesmente brincar com os objetos, colocar e retirar dos buracos, conhecê-los, saber como podem ser usados, entender suas propriedades, que barulho fazem quando caem, são frios ou quentes, dá para lamber e que gosto tem.

As crianças adoraram e ficaram mais de meia hora brincando atentas, interessadas e concentradas.

caixa surpresa

****

Mais uma vez é importante dizer que para bebês, menos é mais. Em vez de brinquedos barulhentos e super estimulantes, apresente objetos e materiais que possuem muitas possibilidades de vivência e interação. Deixe que seu bebê explore o mundo e se desenvolva com tranquilidade.

Leia também: Qual o brinquedo ideal para o bebê?

caixa surpresa

posts relacionados

4 Comments

  • Amo as sugestões que vocês dão. ..

    • Obrigada Neusa! Muito bom ouvir esse feedback!

  • Amei a atividade é já pensei uma forma de utilizar no Ballet Infantil. Simplesmente amei!!

    • Que máximo Rejane. Depois que colocar em prática, compartilha com a gente! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *