Meu bebê nasceu e agora o que devo comer?

Você já comeu para dois na gestação e por isso teve o dobro de responsabilidade com o que ingeriu. Agora o bebê nasceu e com ele muitas preocupações com a volta do peso corporal e a boa nutrição do seu filho.

Meu bebê nasceu e agora o que devo comer?

Palpites não faltam na alimentação no pós-parto, em especial no período da quarentena. O mais importante é que com o bebê, nasce uma nova mãe  e não importa se é a primeira ou quarta gestação: cada criança tem seu jeito especial e particularidades.

Na amamentação, observe seu filho e suas reações. Tudo o que ingerir de alimentos, 2 a 3 horas depois já estará no leite materno. Medicamentos chegam ao leite em torno de 1 hora, portanto tantos cuidados nessa fase ainda mais sendo o leite materno o único alimento indicado para o bebê até os seis meses de idade, segundo a OMS. 

Dicas para alimentação no pós-parto:

alimentação pós-parto

Sempre dê a preferência para alimentos frescos – Imagem – www.sxc.hu

Hidrate-se com água, água de coco, suco de frutas e chás. Alguns chás são importantes para a lactação: algodoeiro, funcho, camomila, melissa, alcarávia e erva-doce. A hidratação é fundamental para a produção do leite.

Procure comer comida de verdade e evite comida industrializada, repleta de corantes e conservantes. Nada de comer lasanha de sódio ou suco de corantes e aditivos.

Capriche no colorido das suas escolhas alimentares de frutas e verduras, para garantir um aporte diferenciado de vitaminas e minerais para a dupla mãe e filho(a). Sempre que possível opte pelo orgânico.

– Use o melhor moderador de apetite que existe e sem contraindicações: o fracionamento das refeições a cada 3 horas.

Para que tudo isso funcione é importante um planejamento alimentar já nos últimos dias de gestação. Aceite ajuda ou então planeje-se antes da chegada do bebê. Os primeiro dias são sempre conturbados! Mas isso trataremos em um próximo texto.

Marilize Tamanini, nutricionista clínica e co-autora dos livros Comportamento Magro com Saúde e Prazer e Estômago magro versus pensamento gordo, mãe de Beatriz 5 anos e Luísa 3 ano.

posts relacionados

2 Comments

  • cada vez que vejo esse site vejo uma postagem melhor que a outra , parabens …

  • Gostaria de receber novidades e informações spbre eventos do maezissima