Como criar lembranças positivas em nossos filhos

Duas lições para pais que querem criar boas lembranças em seus filhos desde muito cedo. Simples e desafiador. Leia

Como criar lembranças positivas em nossos filhos
Especial,  Ser mãe
8 de novembro de 2015

Como você quer ser lembrado depois que partir? Essa pergunta me pegou de jeito. O senhor que falava sobre isso no palco contava sobre como todo almoço de domingo, ele mesmo é o responsável por cortar o frango e colocar um pedaço no prato de cada neto. E completou: “Quando eu me for, meus netos vão se lembrar desses dias e de como faziam fila para pegar o frango cortado por mim”. Aquele senhor sabia que estava criando lembranças positivas em seus netos. Sem perceber ele passou duas lições simples, mas desafiadoras que podem nos ajudar a rechear o coração e a mente de nossos filhos de boas lembranças.

Leia também: Como ter um dia a dia familiar com mais alegria?

1 – O poder das coisas simples

Nas coisas simples, pequenas, corriqueiras e aparentemente insignificantes, estão as verdadeiras vitórias e conquistas das nossas vidas.

Mas, só conseguimos ver a riqueza e preciosidade do dia a dia estando presente e com contentamento.

hojeEstar presente é dar atenção plena para o momento e quem está com você ali. É estar fisicamente e mentalmente na situação e não ansiosa pela situação seguinte, ou infeliz por uma situação passada. Viver o contentamento é saber que você não pode se definir pelo o que te falta. Não dá para viver sofrendo pelo o que você não tem, seja dinheiro no banco, casa arrumada, ou noites românticas.

O dia a dia está cheio de pequenas situações que merecem nosso sorriso, pessoas que precisam do nosso abraço. E o melhor de tudo é que as coisas simples geralmente são gratuitas, não custam mais que seu tempo e atenção. Muitas vezes se resumem em COMO fazer cada uma das obrigações do dia. Cada almoço pode ser especial, cada banho pode ser único, cada boa noite pode ser cheio de amor.

2 – O dia é hoje

Sabe quando é o melhor dia para brincar com seu filho? Hoje. Sabe quando é a hora de você repensar seu tempo em família? Hoje. Hoje você pode sorrir, hoje você pode fazer, hoje você pode abraçar, amar, mudar. Começar e recomeçar, só pode ser hoje. Amanhã pode não existir, não temos garantias que estaremos aqui. E quando chegarmos lá, será um novo “hoje”. Não vale a pena passar a vida esperando o dia onde tudo vai dar certo, quando você chega ao seu objetivo como uma promoção no emprego, um aumento, um grande cliente. Conhece o ditado que a caminhada é mais importante que a chegada?

hojeSe você sempre quis sentar e  pintar com seu filho, você só pode fazer isso hoje.

Se você quer chegar mais cedo em casa para jantar todos juntos, só pode acontecer hoje.

Se você quer parar de gritar e começar a respirar antes de agir, só pode começar hoje.

Você não pode fazer nada “amanhã”, você só pode fazer “hoje”. Então, se realmente quer fazer algo, faça, mude, comece: HOJE.

A pior coisa que podemos fazer com nós mesmas e com nossas famílias é achar que não dá para ser melhor e se acomodar numa relação pobre de afeto e alegria. Para criar lembranças positivas você só precisa entender como as pequenas coisas são preciosas e começar hoje mesmo a espalhar amor e afeto.

E você, como gostaria de ser lembrada? E o que está fazendo hoje para que isso aconteça?

Alegria e o brincar na família

Dicas práticas e muitas ideias para levar uma vida familiar com mais alegria, tranquilidade e, principalmente, feliz! E mais: as 7 funções do brincar e como contar histórias para bebês e crianças pequenas. Acesse e leia, é GRATUITO!

Grace  I. Barbosa ─ Mãezíssima

Grace e Julia perfilIdealizadora e fundadora da Mãezíssima. Mãe da Julia, jornalista, escritora e empreendedora. Aprendendo todo dia a ser uma mãe possível. Amante das boas histórias e de compartilhar conhecimentos que realmente fazem a diferença na vida dos leitores.

posts relacionados

Comments are closed.