10 dicas para fotografar seu filho no dia a dia e ter recordações incríveis

Eles são lindos e só isso já é motivo suficiente para fotografarmos muito nossos filhos, mas eles também crescem rápido, trocam de brinquedos e brincadeiras, fazem coisas fofas e depois já não fazem mais. Fotografar os filhos é uma delícia e guardar recordações também. Por isso nesse post, a fotógrafa Milena nos ajuda com 10 truques e dicas para você fazer fotos incríveis dos seus filhos.

10 dicas para fotografar seu filho no dia a dia e ter recordações incríveis
Especial,  Família,  Ser mãe
26 de janeiro de 2016
como fotografar seu filho

Sofia, filha da fotógrafa Milena.

Muitas mamães me pedem dicas de como fotografar seus filhos no dia-a-dia e conseguir fotos incríveis. Eu sou fotógrafa profissional há mais de 10 anos e desde o início, meu trabalho é voltado para mães, bebês, recém nascidos e crianças pequenas. Todos esses anos de experiências me ajudaram a desenvolver alguns truques que ajudam a fazer a foto perfeita.

Sem dúvida, fotos profissionais são insubstituíveis. É muito bacana ter um ensaio profissional marcando cada uma das fases das crianças, mas é no dia a dia que você consegue a foto mais espontânea e por isso significativa para sua família. Sabe aquela foto com o cachorrinho, ou na volta do parquinho com os pés todo sujo de lama. Nessas horas não tenha medo, pegue a câmera ou o celular, siga minhas dicas e com certeza você terá uma linda foto do seu filho para guardar como recordação. Então, vamos as dicas?

Como fotografar seu filho no dia a dia

1 – Evite as “poses”.

As fotos espontâneas são maravilhosas, principalmente com as crianças. Aproveite o momento de um choro, de uma risada, um momento de concentração, o momento “morrendo de sono”… Tudo merece ser registrado.

como fotografar seu filho

Aproveite os momentos espontâneos

2 -Abuse dos cenários onde a criança se sinta bem.

O quarto dos brinquedos, o parque de diversões, a pracinha da esquina. Você dificilmente conseguirá boas fotos se quiser sentar a criança em uma cadeira, forçando uma pose, num ambiente em que ela não se sente à vontade.

3 – Quer um sorriso lindo para a foto? Não o peça!!

Brinque de repetir palavras e depois de várias palavras comuns, fale uma palavra engraçada. Você arrancará um belo sorriso da sua cria! Outra estratégia que geralmente dá certo é fazer uma brincadeira com a criança, falando: ‘Olhe para mim e não ria, não pode rir, fique sério”. Continue falando isso a ela e olhando nos seus olhos, até que ela não aguentará e um belo sorriso surgirá. Para crianças bem pequenas uma brincadeira de esconde-esconde atrás da câmera também dá super certo!

Como fotografar seu filho

Como conseguir o sorriso? Não peça. Imagem: Milena Stahsefski

4 -Fique na altura da criança para fotografá-la.

Se ela está brincando no chão do quarto, sente-se também… e assim por diante, assim ela ficará mais a vontade. A não ser que a sua intenção seja fotografar de outro ângulo para criar uma foto diferente.

5 – Fotografe detalhes.

Uma mãozinha gordinha, um pé sujo de lama, a janelinha do dente que caiu, o cabelo “descabelado”, a boca suja de papinha, a pele do bebê descamando. Fotografe também ‘coisas’ importantes de cada fase: a chupeta que já está velhinha, a fraldinha que o bebê não larga, o brinquedo mais amado de cada fase (nem que não seja dos mais belos…), a capa daquele filme que ele viu 15463 vezes, a fantasia que usou tanto até rasgar, os lápis de cor e o livro que ele adora pintar, etc.

Como fotografar seu filho

Sofia e sua boneca preferida. Imagem: Milena Stahsefski

6 – Peça para a criança “fazer algo” e não uma pose.

Se ela está se alfabetizando, nada mais legal do que fotografá-la escrevendo. Se ela ama brincar de lego, de carrinhos, de boneca, essa é a foto perfeita. Abuse da sua criatividade.

como fotografar seu filho

Peça para fazer algo. Imagem: Milena Stahsefski

7 – Evite o flash.

Procure sempre usar e abusar dos lugares claros para que não precise lançar mão deste artifício. Fotografar perto de janelas pode ser uma boa estratégia, se elas tiverem uma cortina translúcida melhor ainda, pois ela funcionará como difusora de luz e você terá uma luz suave e linda na sua foto.

8 – Use a melhor resolução possível da sua câmera ou celular, isso fará diferença se resolver imprimi-las.

Como fotografar seu filho

Sofia com sua primeira janelinha- registro feito com câmera de celular. Imagem: Milena Stahsefski

9 – Use um objeto ou cenário como referencial.

Se você tem a intenção de registrar o crescimento, utilize um referencial. A criança sempre na mesma poltrona ou sempre com o mesmo brinquedo de pelúcia, farão que você tenha um maravilhoso registro do quanto seu pequeno cresceu.

10 – Permita-se aparecer nas fotos!

É muito comum minhas clientes me falarem que pediram uma foto na escola para o dia das mães, por exemplo, e elas não tinham uma foto com os filhos. Nós, mulheres, temos essa resistência de aparecer em fotos quando não estamos extremamente arrumadas e acabamos perdendo a oportunidade de ter registrados momentos felizes e únicos, que não voltam mais.

como fotografar seu filho

Imagem: Milena Stahsefski

Milena Stahsefski ─ Fotógrafa

Milena - Autor do MãezíssimaSócia proprietária da Areté Fotografias, mãe empreendedora, mãezona da Sofia. Em 2013 participou do programa 10000 mil mulheres da FGV, em São Paulo.

posts relacionados

Comments are closed.