Existe vida social após a maternidade

É claro que é outro tipo de vida social. Mas com um pouquinho de empenho você vai descobrir que pode ser muito prazeroso fazer atividades com seu bebê de poucos meses.

Existe vida social após a maternidade
Ser mãe
5 de setembro de 2013

Esses dias ouvi de uma gravidíssima que ela tinha medo de quando todo o alvoroço do nascimento tiver passado e ficar realmente apenas ela e o bebê,  o dia todo, sozinhos em casa. Na hora até senti um arrepio porque lembro muito bem dessa fase. Posso dizer que com família morando fora, marido trabalhando das 8h às 19h, todos os amigos trabalhando também, eu senti o peso do isolamento social que a muitas mães enfrentam no pós-parto.

É um choque muito grande. Até pouco tempo atrás você trabalhava fora, conversa com diversas pessoas durante o dia, andava pela rua, vivia de uma determinada forma e num ritmo, tinha uma vida social. De repente você está em casa com um bebê que não fala, só sabe se comunicar através do choro e ainda tem passado noites e claro. É nessas horas que você precisa de apoio, acolhimento, atividades que te ajudem a viver e a lidar com essa nova fase. A sorte é que hoje existem várias possibilidades!

Eu demorei para descobrir muitos dos encontros que hoje não abro mão de participar. Mas se você está grávida, ou conhece alguém que esteja, vá se organizando para frequentar essas atividades tão logo conseguir se recuperar do parto. As primeiras saídas podem parecer assustadoras, mas se permita tentar. Você só vai pegar confiança se tomar coragem e sair. Aos poucos vai compreendendo seu bebê. Logo vai conseguir perceber se ele precisa voltar para casa ou se você pode relaxar que ele está curtindo tanto quanto você o passeio.

Vou listar algumas atividades voltadas para mães e bebês aqui de Curitiba. Se você for de outra cidade, procure se informar que com certeza, em algum quintal ou salão de festas tem mães se encontrando para trocar experiências e passar um tempo gostoso juntas. O importante é não ficar sozinha em casa com seu filho pequeno. Vocês dois merecem (e precisam) espairecer volta e meia.

Dicas de atividades para mamães e bebês

Redescobrir musicoterapia

Encontro voltado para gestantes e mamães de bebês pequenos. Você pode ir sozinha ou levar seu pequeno. O uso da música como forma de terapia ajuda a tornar o clima ainda mais gostoso.

CineMaterna

Essa foi a primeira atividade que fiz sozinha com minha filha. O CineMaterna já existe em diversas cidades e podem frequentar mães com bebês até 18 meses. A sala é climatizada especialmente pensando nas crianças, tem trocador interno, luzes suaves permanecem acessas e o som é um pouco mais baixo.

Musicalização para Bebês – Alecrim Dourado – formação musicial

Sabia que a musicalização é uma excelente atividade para fazer com seu bebê? A Alecrim Dourado recebe bebê a partir dos 6 meses até 8 anos de idade. As crianças amam a tia Vivi e o tio Thiago. Exstem outras escolas de musicalização na cidade, mas essa é a minha preferida.

Yoga MaternaLabirinto Lúdicos

Essa atividade além de ser ótima para recuperar o corpo, ainda alivia o estresse. Para mamães com crianças até um ano. O bebê frequenta a aula junto com a mamãe.

Slingar e dançar

Uma roda de dança de mães com os bebês no sling. Uma verdadeira delícia. Serve como atividade física e mental. Não tem limite de idade, mas quando os bebês começam a andar já não ficam a aula toda no sling.

MOPS

Mães de primeira é um encontro mensal, geralmente com a presença de algum palestrante falando sobre assuntos referentes a maternidade. No site do MOPS nacional você pode ter informações sobre encontros na sua cidade. Você também pode participar de pequenos grupos de mães para falar exclusivamente sobre como ser uma mãe melhor seguindo os princípios bíblicos.

Aulas de brinquedos no João de Barro 

Através da construção de brinquedos com inspiração na pedagogia Waldorf as mães se encontram, conversam e de quebra ainda produzem algo muito bacana para as crianças.

– Grupos de mães no Facebook

Todos esses encontros são basicamente divulgados pelo Facebook. Por isso é legal participar desses grupos de mães, lá você vai achar muitos outros encontros que acontecem esporadicamente. Mas também vai encontrar apoio de mães que estão passando pelas mesmas aflições que você.

A vida muda com a chegada do bebê, mas essa mudança pode ser para melhor. Coragem que tudo vai dar certo!

Como foram os primeiros meses após o nascimento do seu filho? Escreva na nossa página de contato. Se você conhece alguma atividade para mamães e bebês que não foi listada, escreva nos comentários que acrescento a essa lida.

posts relacionados

1 Comment

  • Obaaa.. vou guardar com carinho esse post.. e consultar sempre que for necessário. Adorei !!
    Beijao !